Repository logo
 
Publication

Processo de audições para orquestra : principais excertos de fagote e estratégias de estudo

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPinho, José Francisco Bastos Dias de
dc.contributor.advisorCarreira, Carolino António Silva Neves
dc.contributor.authorLemos, Inês Sousa Magalhães de Sousa
dc.date.accessioned2018-11-09T10:26:41Z
dc.date.available2018-11-09T10:26:41Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum, durante o ano letivo de 2016/2017. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado Processo de Audições para Orquestra: Principais excertos de fagote e estratégias de estudo. O domínio de excertos orquestrais é essencial para um fagotista e, por isso, considero ser essencial o estudo de excertos durante o percurso de aprendizagem, sendo que estes devem ser cuidadosamente selecionados e analisados pelo professor de instrumento. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão dos fatores que promovem uma melhor preparação dos candidatos a uma audição de fagote para uma orquestra. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de orquestras portuguesas, fagotistas de orquestras e professores de fagote.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The following report is composed of a section regarding the internship developed within the curricular unit ‘Supervised Teaching Practice’ and another one regarding the research project developed within the curricular unit ‘Artistic Teaching Project’. The first section integrates all the information on the educational process, including challenges, processes, performances and strategies used in the internship developed in the Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum, in the academic year of 2016/2017. The second part presents the research work entitled Orchestral Auditions Process: main bassoon excerpts and study strategies. Mastery of orchestral excerpts is essential for a bassoonist and, therefore, I consider the study of excerpts mandatory during the learning process and these should be carefully selected and analyzed by the teacher. This research has the general aim of contributing to the understanding of the factors that promote a better preparation of the candidates to a bassoon orchestral audition. To this end, a descriptive study was carried out with the contribution of portuguese orchestras, orchestral bassoonists and bassoon teachers.pt_PT
dc.identifier.tid202013502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6256
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAudições de orquestrapt_PT
dc.subjectExcertos orquestraispt_PT
dc.subjectFagotept_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectOrchestral auditionspt_PT
dc.subjectOrchestral excerptspt_PT
dc.subjectBassoonpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.titleProcesso de audições para orquestra : principais excertos de fagote e estratégias de estudopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ines Lemos(19).pdf
Size:
10.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format