Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A internet em contexto educativo : ser uma aranha ou uma mosca na rede?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
HG_a internet em contexto educativo.pdf3.92 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Quando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação.

Description

Keywords

Internet Vantagens Desvantagens Limitações Ensino-aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

GIL, Henrique ; MENEZES, Helena (2001) - A Internet em contexto educativo: ser uma aranha ou uma mosca na rede? In IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios. Évora. 26-28 de Setembro.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue