Publication
Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria
dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T12:21:18Z | |
dc.date.available | 2023-02-27T12:21:18Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A geometria é um domínio curricular genuinamente presente em situações quotidianas, sociais e culturais e que tem um papel central no desenvolvimento de processos cognitivos característicos da atividade matemática. Não obstante, as práticas de ensino tendem a seguir uma abordagem tradicional, pouco exploratória e pobre em conexões, intra e extra-matemáticas, que relegam, com frequência, a geometria e o raciocínio espacial para segundo plano, dando prioridade aos números e operações aritméticas. A investigação destaca que a educação em contextos não formais, quando articulada com o trabalho em sala de aula, pode favorecer a diversificação das metodologias de ensino, potenciando aprendizagens ativas, significativas, integradas e socializadoras, e, simultaneamente, conduzindo a uma maior motivação e cooperação na realização de atividades. Os resultados da investigação nesta temática têm vindo a evidenciar a relevância educativa de contextos do meio próximo da escola/cidade, nos quais se enquadram, por exemplo, museus, exposições ou elementos do património natural e edificado. Partindo de orientações curriculares atuais para o ensino da matemática/geometria e ancorados nos princípios da Educação Matemática Realista e no modelo de pensamento geométrico de van Hiele, propomo-nos, com base numa revisão de literatura sobre as problemáticas acima referidas: discutir o papel e o valor da interação da escola com contextos do meio local para o ensino- aprendizagem da matemática; apresentar e analisar experiências didáticas desenvolvidas na interação entre contextos formais e não-formais propiciadas pela participação em visitas de estudo ou em trilhos matemáticos levados a efeito em espaços exteriores à escola. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Jorge, F. R. (2020). Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria. In I. Cabrita, V. Santos, T. Neto, & J. B. Lopes (Orgs.), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria (pp. 22-32). UA Editora. https://doi.org/10.34624/emye-p069 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/emye-p069 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8368 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.relation | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática realista | pt_PT |
dc.subject | Contextos não-formais | pt_PT |
dc.subject | Trilhos matemáticos | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.title | Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 32 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.title | Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria | pt_PT |
person.familyName | Jorge | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 |