Repository logo
 
Publication

Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria

dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.date.accessioned2023-02-27T12:21:18Z
dc.date.available2023-02-27T12:21:18Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA geometria é um domínio curricular genuinamente presente em situações quotidianas, sociais e culturais e que tem um papel central no desenvolvimento de processos cognitivos característicos da atividade matemática. Não obstante, as práticas de ensino tendem a seguir uma abordagem tradicional, pouco exploratória e pobre em conexões, intra e extra-matemáticas, que relegam, com frequência, a geometria e o raciocínio espacial para segundo plano, dando prioridade aos números e operações aritméticas. A investigação destaca que a educação em contextos não formais, quando articulada com o trabalho em sala de aula, pode favorecer a diversificação das metodologias de ensino, potenciando aprendizagens ativas, significativas, integradas e socializadoras, e, simultaneamente, conduzindo a uma maior motivação e cooperação na realização de atividades. Os resultados da investigação nesta temática têm vindo a evidenciar a relevância educativa de contextos do meio próximo da escola/cidade, nos quais se enquadram, por exemplo, museus, exposições ou elementos do património natural e edificado. Partindo de orientações curriculares atuais para o ensino da matemática/geometria e ancorados nos princípios da Educação Matemática Realista e no modelo de pensamento geométrico de van Hiele, propomo-nos, com base numa revisão de literatura sobre as problemáticas acima referidas: discutir o papel e o valor da interação da escola com contextos do meio local para o ensino- aprendizagem da matemática; apresentar e analisar experiências didáticas desenvolvidas na interação entre contextos formais e não-formais propiciadas pela participação em visitas de estudo ou em trilhos matemáticos levados a efeito em espaços exteriores à escola.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, F. R. (2020). Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria. In I. Cabrita, V. Santos, T. Neto, & J. B. Lopes (Orgs.), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria (pp. 22-32). UA Editora. https://doi.org/10.34624/emye-p069pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/emye-p069pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8368
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação matemática realistapt_PT
dc.subjectContextos não-formaispt_PT
dc.subjectTrilhos matemáticospt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.titleContextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.titleMatemática com vida: diferentes olhares sobre a geometriapt_PT
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mat_com_vida_Geom-2020_FR.pdf
Size:
647.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: