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O fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida
dc.contributor.author | Bailote, Cátia Alexandra Lopes da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2012-03-09T14:54:01Z | |
dc.date.available | 2012-03-09T14:54:01Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | por |
dc.description.abstract | Os estudos mostram que a criança inibida apresenta dificuldades na interacção social com os outros (adultos e pares), evidenciando dificuldades em integrar-se, naturalmente, no grupo de colegas do jardim-de-infância. Este comportamento pode levar ao isolamento da criança. Consideramos que o recurso ao fantoche como estratégia promotora da interacção com os colegas e adultos, de relações sociais e expressão dos sentimentos e emoções da criança é uma mais-valia para que esta desenvolva competências sociais e relacionais. Consolidados na metodologia investigação-acção desenvolvemos e implementamos um conjunto de actividades com fantoches com o objectivo de integrar a criança inibida no grupo, incluindo-a neste. Para identificar as crianças inibidas, recorremos á aplicação do teste sociométrico e este permitiu analisar as escolhas do grupo relativamente aos colegas mais e menos escolhidos para as diversas situações do quotidiano do jardim-de-infância. Este processo permitiu também a identificação das crianças isoladas. As entrevistas feitas à Educadora e Auxiliar de Acção Educativa responsáveis pelo grupo, permitiu-nos identificar as crianças que estas consideram inibidas. Ao cruzarmos estes dados com os do teste sociométrico foi possível identificar um grupo de sete crianças inibidas. A implementação das actividades permitiu verificar que o objecto de integração das crianças inibidas no grupo foi alcançado. As crianças foram, progressivamente, evidenciando comportamentos de menor inibição, mais contactos sociais e menos receosos na interacção com os outros. | por |
dc.identifier.citation | BAILOTE, Cátia Alexandra Lopes da Cruz (2011) - O fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 268 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1198 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.subject | Inibição | por |
dc.subject | Fantoches | por |
dc.subject | Integração social | por |
dc.title | O fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 268 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |