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O incêndio que se expressa por ser um fogo não controlado verte-se num risco elevado de perigo para
as vidas humanas e para as edificações. Todos os edifícios têm como propósito serem frequentados e
utilizados por pessoas onde efetivam todo o tipo de atividades diárias, trabalho, lazer, cuidados, entre
outras. Deste modo, uma das principais preocupações é, garantir a segurança dos utilizadores
enquanto usufruem dos espaços durante a ocorrência de um incêndio. Para tal, é necessário assegurar
um conjunto de critérios presentes no regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios
(SCIE) [1] e garantir a realização de um controlo por parte da autoridade nacional de emergência e
proteção civil (ANEPC), envolvendo a implementação e a verificação de medidas as quais têm como
objetivo mitigar e retardar a propagação de um incêndio dentro de um edifício. O presente trabalho
averiguou o risco de incêndio de um edifício escolar, que recebe público, Escola Superior de Tecnologia
do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESTCB). Neste estudo procedeu-se à identificação e
caracterização da ESTCB, com o intuito de encontrar o nível de risco de incêndio efetivo através da
aplicação método de Gretener [2, 3]. Assim, e tendo em conta a preocupação dos autores
relativamente à segurança dos ocupantes do edifício escolar, foi possível determinar o nível de
segurança que o edifício em estudo apresenta aos seus utilizadores.
Description
Keywords
Incêndio Desempenho Autogestão Regulamentação
Citation
CARRASCO, Ricardo; SANTOS, C.C. (2023) - Análise de risco de incêndio: estudo de caso da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco. In Simpósio de Engenharia Civil, 2, Lisboa - Livro de Atas. Lisboa : Instituto Superior Técnico. p. 169-170.
Publisher
Instituto Superior Técnico