Repository logo
 
Publication

A narrativa da identidade visual corporativa : o projeto MAGISTER

dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.authorAfonso, Sofia Margarida Fazenda
dc.date.accessioned2015-10-15T14:01:57Z
dc.date.available2015-10-15T14:01:57Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEm Portugal, a inexistência de projetos marcados pela aposta na construção da sua identidade visual é, no panorama da história da arte e do património cultural, uma realidade. Investigadores e entidades envolvidas neste campo de atuação ainda não despertaram para o valor e consistência que iniciativas com este cariz adquirem através da conceção da sua marca e do seu projeto de identidade visual corporativa. É objeto do presente estudo o processo de construção da Identidade Visual Corporativa do projeto de investigação MAGISTER - Arquitetura tardo-gótica em Portugal: protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI), bem como a imagem visual dos eventos realizados neste âmbito. A presente investigação partiu do estudo de casos de identidade visual corporativa nacionais relacionados com o património, bem como da apreciação de diversos autores acerca desta temática do design, sustentando assim as opções tomadas durante todo o processo prático, conduzindo à reflexão em diversos momentos da viabilidade das soluções apresentadas. A fase intervencionista envolveu a conceção da identidade corporativa MAGISTER, bem como de três eventos científicos e uma aplicação multimédia, relacionados com o mesmo projeto. Em ambos os casos, verificou-se em pleno a exploração da temática abordada - a narrativa da identidade corporativa, resultando nas soluções apresentadas no âmbito do respetivo projeto de investigação. A fase não-intervencionista tornou-se um apêndice fundamental para o entendimento da identidade visual corporativa enquanto meio estratégico de comunicação na área do património arquitetónico e histórico nacional. O estudo que deu origem a este relatório/dissertação, pretendeu, desde o momento em que se iniciou, responder à pertinência do desenvolvimento de uma narrativa gráfica para o Projeto MAGISTER, sendo este o catalisador que gere todas as opções delineadas no projeto prático construído, ancoradas numa metodologia mista, pautada pela reflecção e análise apresentada nos diversos capítulos com um maior nível de teoria, suportando o projeto realizado.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In Portugal, the lack of projects marked by backing the construction of its visual identity is, in the panorama of art history and cultural heritage, a reality. Researchers and organizations involved in this field of work not yet awakened to the value and consistency That initiatives with this nature acquire through the design of your brand and your corporate branding project. It is the object of this study the process of building the corporate visual identity of the research project MAGISTER - Arquitetura tardo-gótica em Portugal: protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI), as well as the visual image of the events held in this scope. This research started from the case studies of national corporate visual identity related with heritage, as well as consideration of various authors concerning the design theme , thus sustaining the choices made during the practical process, leading to reflection at various times of the feasibility of these solutions. The interventionist phase involved the design of corporate identity MAGISTER as well as three scientific events and a multimedia application, related to the same project. In both cases, it was found in the full exploitation of the theme discussed - the narrative of corporate identity, resulting in the presented solutions in the scope of the respective research project. A non-interventionist phase has become a fundamental appendix to understanding the corporate visual identity as a strategic means of communication in the national architectural and historic heritage. The study that led to this report / dissertation, intended, from the first moment, answer the relevance of developing a graphic narrative to MAGISTER Project, which is the catalyst that generates all options outlined in the built practical project, anchored in a mixed methodology, guided by reflection and analysis presented in the various chapters with a higher level of theory, supporting the accomplished project Keywords: Corporatept_PT
dc.identifier.tid201064286
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3016
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIdentidade visual corporativapt_PT
dc.subjectNarrativa gráficapt_PT
dc.subjectProjeto MAGISTERpt_PT
dc.subjectCorporate visual identitypt_PT
dc.subjectGraphic narrativept_PT
dc.titleA narrativa da identidade visual corporativa : o projeto MAGISTERpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Manual de IVC.pdf
Size:
90.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VOLUME_I.pdf
Size:
58.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: