Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CP_ Emerg_377-386.pdf4.49 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico.

Description

Keywords

Psicologia Educação Paradigma construtivista e relacional

Citation

PEREIRA, Cristina (2004) - A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação-contributo para uma reflexão. Psychologica. ISSN 0871-4657. N.º 36 (série extra), p. 377-386.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

CC License