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O «Corpo-Cons(umo)truído» no século XX em Portugal : a tatuagem como expressão gráfica em três fases distintas

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O presente artigo surge no âmbito de desenvolvimento de Tese de Doutoramento em Design, com principal foco na tatuagem como expressão gráfica, em Portugal. Uma das mais importantes características da tatuagem, é o facto de materializar determinados aspetos biográficos acerca do seu portador, bem como, “denunciar” de forma mais ou menos direta o seu consumo e a sua construção identitária. A tatuagem como expressão gráfica, não vai apenas inscrever tinta em forma de letras na pele humana portuguesa, mas “impressões” do mundo individual de um determinado consumidor face ao seu meio social, circunscrito numa determinada época (dependendo da localização selecionada, do idioma utilizado e da subjetividade do respectivo conteúdo). No decorrer deste artigo, pretende-se examinar a hipótese de uma nova expressão gráfica da percepção visual sob a forma do corpo humano como meio de comunicação. De igual modo, procurar-se-á estabelecer uma relação entre as três fases de estudo (INMLCF – 1911/43; Guerra de Ultramar – 1961/74; finais do século XX) que nos permita desenvolver uma síntese das marcas corporais como enquadramento histórico.
ABSTRACT : This article comes as part of the PhD thesis developing design with main focus on tattoo as a graphic expression, in Portugal. One of the most important characteristics of the tattoo is the fact of materializing certain biographical aspects about its wearer, as well as "denouncing" in a more or less direct way its consumption and its identity construction. The tattoo as a graphic expression, will not only inscribe ink in the form of letiers in Portuguese human skin, but "impressions" of the individual world of a par􀆟cular consumer in relation to their social environment, circumscribed in a given time (depending on the location selected, the language used and the subjectivity of the respective content). In the course of this article, we intend to examine the hypothesis of a new graphic expression of visual perception in the form of the human body as a means of communication. In the same way, a relationship will be sought between the three phases of study (INMLCF - 1911/43; Guerra de Ultramar - 1961/74, late twentieth century) that allows us to develop a synthesis of body marks as a historical framework

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Keywords

Tatuagem Desenho de letra Medicina legal Guerra do Ultramar Portugal Tattoo Lettering Legal medicine

Citation

CARDAL, Susana (2018) - O «Corpo-Cons(umo)truído» no século XX em Portugal : a tatuagem como expressão gráfica em três fases distintas. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol.XI, nº 22, p. 1-9.

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