Repository logo
 
Publication

A prática da leitura como contributo para o ensino de instrumento

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorMaurício, Pedro Filipe Sequeira
dc.date.accessioned2017-04-08T10:23:56Z
dc.date.available2017-04-08T10:23:56Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório procura dar resposta a algumas lacunas respeitantes à importância que a Formação Musical deve ter no desenvolvimento do ensino do instrumento, sobretudo na prática da leitura. Pretende-se assim levar a efeito um estudo comparativo entre a prática do instrumento e o contributo da Formação Musical. Para tal, serão necessárias observações em contexto escolar de turmas de 1º Grau. Na conclusão deste nível de ensino, é esperado que qualquer aluno saiba ler, ouvir e interpretar muito bem, assim como, saber caracterizar o som quanto à sua duração, altura, timbre e intensidade. Na construção do presente trabalho, pretende-se incidir especialmente na relação entre a leitura e a interpretação, neste caso, da prática da leitura no instrumento e perceber qual o desfasamento entre elas, para assim se conseguir indicar caminhos que possam atenuar este facto.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report seeks to address some of the shortcomings concerning the importance of Music Education in developing the teaching of the instrument, especially in reading practice. The aim is to carry out a comparative study between the practice of the instrument and the contribution of Musical Education. For this, observations will be necessary in the school context of 1st grade classes. At the conclusion of this level of education, any student is expected to be able to read, listen and interpret very well, as well as know how to characterize sound in terms of duration, pitch, timbre and intensity. In the construction of the present work, it is intended to focus especially on the relationship between reading and interpretation, in this case, the practice of reading in the instrument and to perceive the gap between them, so as to be able to indicate ways that might mitigate this fact.pt_PT
dc.identifier.tid201696002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5500
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectInstrumentopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectInstrumentpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.titleA prática da leitura como contributo para o ensino de instrumentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Classe de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Pedro Maurício - FINAL.pdf
Size:
11.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: