Publication
Percepções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso)
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.contributor.editor | Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-07-30T09:08:46Z | |
dc.date.available | 2025-07-30T09:08:46Z | |
dc.date.issued | 2024-07-11 | |
dc.description.abstract | Procuramos contribuir para analisar as situações de indisciplina em contexto de sala de aula, pois a dimensão e contornos desse fenómeno são tão frequentes nas escolas, sendo uma preocupação para professores, pais e alunos e que determinam planos estratégicos de prevenção e combate. A pesquisa de metodologia quantitativa, realizada em 2023, teve como base o estudo de caso (8º ano escolaridade), ancorando-se na prevalência dos atos de indisciplina nos alunos portugueses (amostra por conveniência N=25) dum Agrupamento de Escola. Trata-se dum estudo cariz exploratório, transversal, descritivo, analítico e explicativo, norteado pelos seguintes objetivos: compreender conceitos “disciplina-indisciplina” e infrações às regras disciplinares impostas; analisar causas/fatores condicionantes da indisciplina escolar; conhecer as representações dos alunos sobre atos indisciplinares; conhecer medidas/estratégias promovidas pela escola como forma de prevenção; envolver mais os pais no conhecimento das regras disciplinares. As técnicas de recolha de dados assentaram: observação documental com análise de conteúdo (projeto educativo, dossiê de turma); observação participante (registos); inquérito por questionário aos alunos (itens) e tratamento estatístico; entrevista semiestruturada professores (N=2). Os resultados obtidos confirmaram que a indisciplina é uma prática corrente na aula, com perceções distintas pelos alunos em relação “graus de gravidade” dos seus comportamentos, que diferem da perceção dos professores. | por |
dc.description.abstract | We seek to contribute to the analysis of indiscipline situations in the classroom context, given the frequent nature and scope of this phenomenon in schools, representing a concern for teachers, parents, and students, leading to strategic prevention and combat plans. The quantitative methodology research, conducted in 2023, was based on a case study (8th grade), focusing on the prevalence of indiscipline among Portuguese students (convenience sample N=25) in a school group. This is an exploratory, cross-sectional, descriptive, analytical, and explanatory study, guided by the following objectives: to understand the concepts of "discipline-indiscipline" and violations of imposed disciplinary rules; to analyze the causes/conditioning factors of school indiscipline; to understand students' representations of indiscipline; to understand measures/strategies promoted by the school as a means of prevention; and to better involve parents in understanding disciplinary rules. Data collection techniques were based on documentary observation with content analysis (educational project, class dossier); participant observation (records); student questionnaire survey (items) and statistical analysis; semi-structured interviews with teachers (N=2). The results confirmed that indiscipline is a common practice in the classroom, with students' perceptions of the "degrees of severity" of their behavior differing from those of teachers. | eng |
dc.description.sponsorship | CeiED da universidade Lusófona de Lisboa e FCT | |
dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2025)). - Perceções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso) -Mal-Estar e Sociedade (Revista Brasil), v. 15, n. 1, p. 145-163, jan.-jun. ISSN 1983 6651. | |
dc.identifier.issn | 1983 6651 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10273 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Brasil | |
dc.relation.hasversion | https://revista.uemg.br/gtic-malestar/issue/view/522 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Indisciplina escolar | |
dc.subject | Estatuto disciplinar do aluno | |
dc.subject | Ensino básico | |
dc.subject | Intervenção socioeducativa | |
dc.subject | Plano prevenção escolar. | |
dc.subject | School indiscipline | |
dc.subject | Student disciplinary status | |
dc.subject | Basic education | |
dc.subject | Socio-educational intervention | |
dc.subject | School prevention plan | |
dc.title | Percepções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso) | por |
dc.title.alternative | Perceptions of Portuguese teenagers in the 3rd Cycle of Basic Education about situations of school indiscipline in class (Case Study) | eng |
dc.type | text | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 163 | |
oaire.citation.issue | 1 | |
oaire.citation.startPage | 145 | |
oaire.citation.title | Mal-Estar e Sociedade | |
oaire.citation.volume | 15 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2025-MalEstar Sociedade_Perceção Adolescentes 3CEB indisciplina- Estudo caso.pdf
- Size:
- 327.09 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: