Repository logo
 
Publication

Percepções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.editorUniversidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Brasil
dc.date.accessioned2025-07-30T09:08:46Z
dc.date.available2025-07-30T09:08:46Z
dc.date.issued2024-07-11
dc.description.abstractProcuramos contribuir para analisar as situações de indisciplina em contexto de sala de aula, pois a dimensão e contornos desse fenómeno são tão frequentes nas escolas, sendo uma preocupação para professores, pais e alunos e que determinam planos estratégicos de prevenção e combate. A pesquisa de metodologia quantitativa, realizada em 2023, teve como base o estudo de caso (8º ano escolaridade), ancorando-se na prevalência dos atos de indisciplina nos alunos portugueses (amostra por conveniência N=25) dum Agrupamento de Escola. Trata-se dum estudo cariz exploratório, transversal, descritivo, analítico e explicativo, norteado pelos seguintes objetivos: compreender conceitos “disciplina-indisciplina” e infrações às regras disciplinares impostas; analisar causas/fatores condicionantes da indisciplina escolar; conhecer as representações dos alunos sobre atos indisciplinares; conhecer medidas/estratégias promovidas pela escola como forma de prevenção; envolver mais os pais no conhecimento das regras disciplinares. As técnicas de recolha de dados assentaram: observação documental com análise de conteúdo (projeto educativo, dossiê de turma); observação participante (registos); inquérito por questionário aos alunos (itens) e tratamento estatístico; entrevista semiestruturada professores (N=2). Os resultados obtidos confirmaram que a indisciplina é uma prática corrente na aula, com perceções distintas pelos alunos em relação “graus de gravidade” dos seus comportamentos, que diferem da perceção dos professores.por
dc.description.abstractWe seek to contribute to the analysis of indiscipline situations in the classroom context, given the frequent nature and scope of this phenomenon in schools, representing a concern for teachers, parents, and students, leading to strategic prevention and combat plans. The quantitative methodology research, conducted in 2023, was based on a case study (8th grade), focusing on the prevalence of indiscipline among Portuguese students (convenience sample N=25) in a school group. This is an exploratory, cross-sectional, descriptive, analytical, and explanatory study, guided by the following objectives: to understand the concepts of "discipline-indiscipline" and violations of imposed disciplinary rules; to analyze the causes/conditioning factors of school indiscipline; to understand students' representations of indiscipline; to understand measures/strategies promoted by the school as a means of prevention; and to better involve parents in understanding disciplinary rules. Data collection techniques were based on documentary observation with content analysis (educational project, class dossier); participant observation (records); student questionnaire survey (items) and statistical analysis; semi-structured interviews with teachers (N=2). The results confirmed that indiscipline is a common practice in the classroom, with students' perceptions of the "degrees of severity" of their behavior differing from those of teachers.eng
dc.description.sponsorshipCeiED da universidade Lusófona de Lisboa e FCT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2025)). - Perceções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso) -Mal-Estar e Sociedade (Revista Brasil), v. 15, n. 1, p. 145-163, jan.-jun. ISSN 1983 6651.
dc.identifier.issn1983 6651
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10273
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Brasil
dc.relation.hasversionhttps://revista.uemg.br/gtic-malestar/issue/view/522
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectIndisciplina escolar
dc.subjectEstatuto disciplinar do aluno
dc.subjectEnsino básico
dc.subjectIntervenção socioeducativa
dc.subjectPlano prevenção escolar.
dc.subjectSchool indiscipline
dc.subjectStudent disciplinary status
dc.subjectBasic education
dc.subjectSocio-educational intervention
dc.subjectSchool prevention plan
dc.titlePercepções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso)por
dc.title.alternativePerceptions of Portuguese teenagers in the 3rd Cycle of Basic Education about situations of school indiscipline in class (Case Study)eng
dc.typetext
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage163
oaire.citation.issue1
oaire.citation.startPage145
oaire.citation.titleMal-Estar e Sociedade
oaire.citation.volume15
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2025-MalEstar Sociedade_Perceção Adolescentes 3CEB indisciplina- Estudo caso.pdf
Size:
327.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: