Repository logo
 
Publication

Design thinking em processos de ensino contemporâneos

dc.contributor.authorMagro Júnior, José Carlos
dc.contributor.authorSilva, João Carlos Riccó Plácido da
dc.date.accessioned2021-03-02T16:20:28Z
dc.date.available2021-03-02T16:20:28Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO ensino sempre se apropriou de conceitos da antguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea tevemudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações quenecessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utlizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utlizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação,proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtdos permitndo novos processos de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : Teaching has always appropriated concepts from antiquity to develop its pedagogical methods. Contemporary society has had changesin the social context and human interaction, the emergence of new technologies and the connected world has developed generations that need other forms of information, which are beyond traditional ones. This factor creates the need to develop new teaching methods, using new tools to improve pedagogical forms. The present work seeks to present Design Thinking as a method that helps to reflect on the current teaching scenario, presenting new approaches to be used in the classroom. To this end, it uses several scientific publications already validated and proven,drawing a parallel with the possible applications of methods in teaching.These encourage new content and complex interrelation ships of information among teachers, providing group problem solving and receiving feedback on the results obtained, allowing new teaching-learning processes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMAGRO JÚNIOR, José Carlos ; SILVA, João Carlos Riccó Plácido da (2020) - Design thinking em processos de ensino contemporâneos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-5.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7470
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectDesign thinkingpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectContemporarypt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectContemporaneidadept_PT
dc.titleDesign thinking em processos de ensino contemporâneospt_PT
dc.title.alternativeDesign thinking in contemporary teaching processespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage5pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeXIII, Nº 26pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
João Carlos Silva.pdf
Size:
163.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format