Repository logo
 
Publication

O contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolar

dc.contributor.authorLopes, Ana Teresa Dias
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2019-05-13T13:52:24Z
dc.date.available2019-05-13T13:52:24Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA investigação realizada teve como objetivos refletir e problematizar o contributo do Skype numa melhoria das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolar. Assumindo uma importância cada vez maior, as tecnologias digitais estão, cada vez, mais presentes na vida quotidiana de todos, inclusive das crianças. Neste sentido, esta investigação teve como objetivo promover a comunicação e intercâmbio entre crianças de duas salas de jardim de infância em diferentes contextos pré-escolares através da aplicação Skype no sentido de se melhorarem as respetivas aprendizagens. Esta investigação realizou-se no Jardim de Infância da Quinta das Violetas, em Castelo Branco, no qual participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, as quais interagiram com outras 20 crianças, com o mesmo intervalo de idades, do Jardim de Infância de S. Miguel, em Enxara do Bispo. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem de tipo investigação-ação. A observação participante constituiu a técnica principal, com recurso a registo de imagens e notas de campo. Os participantes da investigação foram: a própria investigadora, os grupos de crianças, e respetivos educadores de infância das duas salas intervenientes. Realizaram-se, também, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e inquéritos por entrevista a duas educadoras da instituição que não participaram na investigação. A análise dos dados revela um nível de participação ativa das crianças em atividades que envolvem as TIC notando-se um clima de maior motivação, de acordo com os registos vídeo e das notas de campo. Quanto às entrevistas realizadas às educadoras de infância, após a análise de conteúdo, é dada grande importância às TIC, porém verifica-se a existência de uma falha quanto à formação dos docentes nesta área. Em relação aos inquéritos por questionário, aplicados aos encarregados de educação, verifica-se que, em termos globais, a utilização das TIC em contexto educativo (Educação Pré-Escolar), é vista como um aspeto positivo. Apesar do sentimento dos inquiridos ser consensual em encontrar vantagens nas TIC, as suas opiniões não demonstram ser fortemente claras e objetivas no que toca a uma adoção mais sistemática e regular das TIC em contexto de jardim de infância.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLOPES, Ana ; GIL, Henrique (2018) - O contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolar. In BALÇA, Ângela [et al. ], coord. - A Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora. Èvora : Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-989-8550-74-3. p. 411-443.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8550-74-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6519
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.- CIEP-UEpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subjectSkypept_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.titleO contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolarpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage443pt_PT
oaire.citation.startPage411pt_PT
oaire.citation.titleA Formação de Educador@s e Professor@s : olhares a partir da UniverCidade de Évora. Èvorapt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O CONTRIBUTO DA UTILIZAÇÃO DO SKYPE PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR_.pdf
Size:
915 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: