Publication
O contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolar
| dc.contributor.author | Lopes, Ana Teresa Dias | |
| dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2019-05-13T13:52:24Z | |
| dc.date.available | 2019-05-13T13:52:24Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | A investigação realizada teve como objetivos refletir e problematizar o contributo do Skype numa melhoria das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolar. Assumindo uma importância cada vez maior, as tecnologias digitais estão, cada vez, mais presentes na vida quotidiana de todos, inclusive das crianças. Neste sentido, esta investigação teve como objetivo promover a comunicação e intercâmbio entre crianças de duas salas de jardim de infância em diferentes contextos pré-escolares através da aplicação Skype no sentido de se melhorarem as respetivas aprendizagens. Esta investigação realizou-se no Jardim de Infância da Quinta das Violetas, em Castelo Branco, no qual participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, as quais interagiram com outras 20 crianças, com o mesmo intervalo de idades, do Jardim de Infância de S. Miguel, em Enxara do Bispo. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem de tipo investigação-ação. A observação participante constituiu a técnica principal, com recurso a registo de imagens e notas de campo. Os participantes da investigação foram: a própria investigadora, os grupos de crianças, e respetivos educadores de infância das duas salas intervenientes. Realizaram-se, também, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e inquéritos por entrevista a duas educadoras da instituição que não participaram na investigação. A análise dos dados revela um nível de participação ativa das crianças em atividades que envolvem as TIC notando-se um clima de maior motivação, de acordo com os registos vídeo e das notas de campo. Quanto às entrevistas realizadas às educadoras de infância, após a análise de conteúdo, é dada grande importância às TIC, porém verifica-se a existência de uma falha quanto à formação dos docentes nesta área. Em relação aos inquéritos por questionário, aplicados aos encarregados de educação, verifica-se que, em termos globais, a utilização das TIC em contexto educativo (Educação Pré-Escolar), é vista como um aspeto positivo. Apesar do sentimento dos inquiridos ser consensual em encontrar vantagens nas TIC, as suas opiniões não demonstram ser fortemente claras e objetivas no que toca a uma adoção mais sistemática e regular das TIC em contexto de jardim de infância. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | LOPES, Ana ; GIL, Henrique (2018) - O contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolar. In BALÇA, Ângela [et al. ], coord. - A Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora. Èvora : Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-989-8550-74-3. p. 411-443. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8550-74-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6519 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.- CIEP-UE | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada (PES) | pt_PT |
| dc.subject | Skype | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_PT |
| dc.title | O contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Évora | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 443 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 411 | pt_PT |
| oaire.citation.title | A Formação de Educador@s e Professor@s : olhares a partir da UniverCidade de Évora. Èvora | pt_PT |
| person.familyName | Gil | |
| person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
| person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O CONTRIBUTO DA UTILIZAÇÃO DO SKYPE PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR_.pdf
- Size:
- 915 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
