Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Construção de uma grelha de observação para avaliar as competências da leitura em idade pré-escolar (5 anos)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
tese final Benedita.pdf2.76 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório de estágio incide, desde uma perspectiva teórico-prática, na construção de uma grelha de observação para avaliação da leitura em crianças do pré-escolar (5 anos). Para isso, consideramos pertinente conhecer e analisar o trabalho que é desenvolvido a nível da expressão e comunicação na educação pré-escolar, deixando também algumas sugestões de tarefas que aí poderão ser trabalhadas, já que o trabalho desenvolvido nesta etapa se repercute na vida escolar futura das nossas crianças. Desenvolvemos o nosso trabalho de investigação, aplicando os princípios da análise SWOT, com recurso à entrevista semi-estruturada, que foi o instrumento seleccionado e aplicado a quatro Educadoras de Infância vinculadas a diferentes instituições e que desenvolvem práticas diferenciadas. Na primeira fase do nosso trabalho, com base na revisão de literatura, construímos a grelha, em seguida foi submetida à apreciação de especialistas, que nos deram conta dos seus pareceres. Numa segunda fase, e após termos reformulado a grelha, passámos à validação empírica, tendo-a aplicado às quatro Educadoras de Infância referidas. Em consonância com os resultados obtidos, desenvolvemos uma reflexão onde mostramos as principais conclusões do estudo, sua relação com o trabalho desenvolvido durante o estágio e as principais dificuldades do mesmo.

Description

Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Keywords

Avaliação Leitura emergente Pré-escolar

Citation

PRAÇA, Benedita Graça Vieira Dias (2011) - Construção de uma grelha de observação para avaliar as competências da leitura em idade pré-escolar (5 anos). Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 94 f. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License