Publication
A integração e formação dos jovens africanos dos PALOP em cursos profissionais portugueses: estudo de caso numa instituição do interior raiano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.contributor.author | Cunha, Eliseu Alem-ma da | |
dc.date.accessioned | 2025-10-16T14:34:56Z | |
dc.date.available | 2025-10-16T14:34:56Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar. | |
dc.description.abstract | Atualmente encontrarmos alunos africanos de países dos PALOP a estudarem no sistema educativo português, em especial, nas escolas de ensino profissional, ao abrigo de acordos bilaterais entre Portugal e países de língua portuguesa, esses alunos. Apresentam problemas ou dificuldades de integração/inclusão sociocultural, de aprendizagem (desempenho escolar), de desenvolvimento de competências e de convivência. Por isso, a esses jovens apresentam-se-lhes vários desafios em termos de interculturalidade: Barreiras linguísticas e culturais; dificuldades financeiras; Discriminação e preconceitos; Relações de convivência no seio da comunidade educativa e local. O problema da pesquisa, inserido na área das Ciências da Educação foi seguinte “Analisar a integração e/ou adaptação intercultural dos jovens africanos dos países PALOP a frequentarem cursos de formação profissional na Escola Profissional Raiana”. O leque de objetivos visam garantir uma integração/adaptação intercultural eficaz dos jovens africanos dos PALOP em cursos de formação profissional em Portugal, promovendo a inclusão, o respeito e a valorização da diversidade cultural, e fornecendo oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Efetuámos uma investigação de metodologia mista, na modalidade de estudo de caso (institucional=Escola; situacional=Plano de formação), que se carateriza por ser exploratório, analítico, descritivo e interpretativo. A amostra conteve 55 alunos africanos dos países PALOP a frequentarem cursos profissionais na Escola ao abrigo do Protocolo de Cooperação e outra amostra de 7 professores monitores. Recorreremos às seguintes técnicas/instrumentos de recolha de dados: observação documental, observação participante e não participante; inquérito por questionário aos alunos; entrevistas semiestruturadas aos professores/monitores dos Cursos Profissionais. Os dados dos inquéritos por questionário tiveram um tratamento estatístico descritivo e análise fatorial (4 fatores) com método varimax de correlação e os das entrevistas por análise de conteúdo. Metodologicamente a estrutura do Trabalho compõe-se de 4 capítulos todos eles articulados no design da investigação realizada. O último capítulo propomos um Plano de Intervenção sociocultural orientado para a convivência e relações interpessoais daqueles alunos africanos com a comunidade educativa e local, com objetivos, estratégias, ações orientação, áreas de atividades (em ateliê, oficina, workshops) e mecanismos de avaliação para ser executado pela Escola. Os resultados obtidos foram positivos, pois permitiram verificar por parte dos sujeitos em estudo (alunos africanos, professores/monitores e responsável pedagógico), as medidas/ações estabelecidas pela EPRIN favorecedoras da integração/adaptação escolar e sociocultural, a valorização dos alunos ao curso que frequentam, o processo desenvolvimento de competências na aprendizagem por módulos (conhecimentos, saber fazer nas atividades práticas e sucesso), o enriquecimento formativo dos estágios profissionais nas empresas, o elevado grau X de satisfação em geral com a EPRIN e com ensino e formação obtida. Ou seja, os alunos manifestaram a possibilidade de acesso a um projeto de vida profissional mais articulado e sustentado, motivo esse pelo que frequentam esse Ensino Profissional. O estudo permitiu o ajustamento e melhoria de intervenção com este grupo de jovens objetivando a sua integração escolar e posterior sucesso profissional através do conhecimento e análise da interpretação que fazem à sua experiência pessoal e escolar. | por |
dc.description.abstract | Abstract: Currently, we find African students from PALOP countries studying in the Portuguese education system, especially in vocational schools, under bilateral agreements between Portugal and Portuguese-speaking countries. These students present problems or difficulties in sociocultural integration/inclusion, learning (school performance), developing skills and coexistence. Therefore, these young people face several challenges in terms of interculturality: linguistic and cultural barriers; financial difficulties; discrimination and prejudice; relationships within the educational and local community. The research problem, included in the area of Educational Sciences, was as follows: “To analyze the integration and/or intercultural adaptation of young Africans from PALOP countries attending vocational training courses at the Raiana Vocational School” (EPRIN). The range of objectives aims to ensure an effective intercultural integration and adaptation of Palop Africans in vocational training courses in Portugal, promoting the inclusion, respect and appreciation of cultural diversity, and providing opportunities for personal and professional development. We conducted a mixed methodology investigation, in the form of a case study (institutional = School; situational = Training Plan), which is characterized by being exploratory, analytical, descriptive and interpretative. The sample consisted of 55 African students from PALOP countries attending professional courses at the School under the Cooperation Protocol and another sample of 7 teacher monitors. We will use the following data collection techniques and instruments: documentary observation, participant and non-participant observation; survey by questionnaire to students; semi-structured interviews with teachers/monitors of the Professional Courses. The data from the survey by questionnaire were treated with descriptive statistics and factor analysis (4 factors) with varimax correlation method and the data from the interviews by content analysis. Methodologically, the structure of the Work consists of 4 chapters, all of which are articulated in the design of the research carried out. In the last chapter, we propose a sociocultural Intervention Plan oriented towards the coexistence and interpersonal relationships of those African students with the educational and local community, with objectives, strategies, guidance actions, areas of activities (in studio, workshop, workshops) and evaluation mechanisms to be executed by the School. The results obtained were positive, as they allowed the subjects under study (African students, teachers/tutors and pedagogical manager) to verify the measures/actions established by EPRIN that promote school and sociocultural integration/adaptation, the students' appreciation of the course they attend, the process of developing skills in learning modules (knowledge, know-how in practical activities and success), the formative enrichment of professional internships in companies, the high level of general satisfaction with EPRIN and with the education and training received. In other words, the students expressed the possibility of XII accessing a more articulated and sustained professional life project, which is why they attend this Professional Course. The study allowed the adjustment and improvement of intervention with this group of young people, aiming at their school integration and subsequent professional success through knowledge and analysis of the interpretation they make of their personal and school experience. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10330 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Formação profissional | |
dc.subject | Alunos PALOP | |
dc.subject | Escolas profissionais | |
dc.subject | Integração ou adaptação | |
dc.subject | Convivência cultural | |
dc.subject | Professional training | |
dc.subject | PALOP students | |
dc.subject | Professional schools | |
dc.subject | Integration or adaptation | |
dc.subject | Cultural coexistence | |
dc.title | A integração e formação dos jovens africanos dos PALOP em cursos profissionais portugueses: estudo de caso numa instituição do interior raiano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social Escolar |