Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O design e a gestão de projetos: estágio na Biogràfic Disseny

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_MARIA_FELIX.pdf10.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta tese investiga a interseção entre gestão e metodologias de design, abordando inicialmente a origem e os conceitos fundamentais do design. Com base numa análise aprofundada dos princípios estabelecidos por teóricos renomados como Mozota, Munari, Ambrose e Harris, e Bonsiepe, o design é tratado como um processo criativo e estruturado que não apenas diferencia, mas também agrega valor substancial às empresas. O estudo examina o papel do design na resolução de problemas e na promoção da inovação, destacando sua relevância estratégica dentro das organizações. No contexto da gestão de design, são explorados os três pilares fundamentais que sustentam essa prática: estratégico, fundamental e operacional. A pesquisa discute a importância da integração do design nas organizações, enfatizando a necessidade de concebê-lo sob a ótica da gestão para maximizar o seu impacto positivo. O estudo avança para a gestão de projetos, oferecendo um panorama dos conceitos-chave, incluindo a história e a evolução da gestão de projetos. São analisados o modelo clássico do ciclo de vida de um projeto e a importância do briefing como uma etapa crucial para o sucesso das iniciativas. A investigação oferece uma visão integrada de como a gestão de design e a gestão de projetos complementam-se, contribuindo para a excelência e a competitividade das organizações no cenário atual. Além disso, abordaremos as novas formas de organização, avaliando o impacto da pandemia nas empresas, incluindo as suas vantagens e desvantagens. Essa análise é complementada por projetos realizados em ambiente de estágio, oferecendo uma perspetiva prática à investigação. Por fim, a tese culmina em uma síntese de toda a pesquisa, propondo uma metodologia recomendada para a empresa estudada, visando otimizar os seus processos e estratégias.
Abstract: This thesis investigates the intersection between management and design methodologies, initially addressing the origin and fundamental concepts of design. Based on an in-depth analysis of the principles established by renowned theorists such as Mozota, Munari, Ambrose and Harris, and Bonsiepe, design is treated as a creative and structured process that not only differentiates, but also adds substantial value to companies. The study examines the role of design in solving problems and promoting innovation, highlighting its strategic relevance within organizations. In the context of design management, the three fundamental pillars that support this practice are explored: strategic, fundamental and operational. The research discusses the importance of integrating design in organizations, emphasizing the need to conceive it from a management perspective to maximize its positive impact. The study moves into project management, offering an overview of key concepts, including the history and evolution of project management. The classic model of a project life cycle and the importance of the briefing as a crucial step for the success of initiatives are analyzed. The research offers an integrated view of how design management and project management complement each other, contributing to the excellence and competitiveness of organizations in the current scenario. Furthermore, we will address new forms of organization, evaluating the impact of the pandemic on companies, including their advantages and disadvantages. This analysis is complemented by projects carried out in an internship environment, offering a practical perspective to the investigation. Finally, the thesis culminates in a synthesis of all the research, proposing a recommended methodology for the company studied, aiming to optimize its processes and strategies.

Description

Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.

Keywords

Gestão de design Metodologias de design Gestão de projetos Inovação organizacional Ciclo de vida de projetos Design management Design methodologies Project management Organizational innovation Project life cycle

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue