Repository logo
 
Publication

A criação de histórias na aprendizagem do piano : possível relação entre elementos musicais e elementos extra-musicais

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
dc.contributor.authorPires, Rita Alexandra Gaspar
dc.date.accessioned2023-05-23T15:46:37Z
dc.date.available2023-05-23T15:46:37Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio está inserido no âmbito do segundo ano de Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, expomos o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2020/2021 no Conservatório Regional de Castelo Branco. Na segunda parte, apresentamos o Projeto de Investigação. A primeira parte inclui uma contextualização sobre a cidade e o Conservatório, e uma descrição sobre a prática pedagógica realizada nas disciplinas de Piano e Classe de Conjunto (Coro). Contém planificações e reflexões de três aulas de cada uma dessas disciplinas, e uma reflexão final acerca do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo. A segunda parte descreve o Projeto de Investigação. Este consistiu (i) na criação, por dois alunos de Piano, de histórias baseadas em obras musicais que se encontravam em estudo; e (ii) na procura da relação entre os elementos das obras musicais, e elementos extra-musicais presentes nas histórias. O enquadramento teórico abrangeu os seguintes conceitos: criatividade, expressividade, imaginação, e emoções musicais. Na pesquisa empírica, utilizou-se uma metodologia qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Ao relacionar os elementos extra-musicais das histórias com os elementos musicais das obras, pudemos observar o modo como certas estruturas musicais (como dinâmicas, articulação, entre outros) poderão ter influenciado o pensamento e as emoções dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The present Internship Report makes part of the second year of the Master’s Degree in Music Teaching at Escola Superior de Artes Aplicadas of Instituto Politécnico de Castelo Branco. It is divided into two parts. In the first part, we expose the work developed at the Supervised Teaching Practice, held in the academic year of 2020/2021 at the Conservatório Regional de Castelo Branco. In the second part, we present the Investigation Project. The first part includes a contextualization about the city and the Conservatory, and a description about the pedagogy practice held in the subjects of Piano and Ensemble (Choir). It contains planning and reports of three classes from each of those subjects, and a final reflection about the work developed throughout this academic year. The second part describes the Investigation Project. It consists in (i) creating, by two Piano students, stories based on musical pieces that were being studied; and (ii) the search of the relations between the elements of the musical pieces and the extra-musical elements of the stories. The theoretical framework covered the following concepts: creativity, expressiveness, imagination and musical emotions. In the investigation project it was used the qualitative methodology, using the case study as a research strategy. By relating the extra-musical elements of the stories with the musical elements of the pieces, we could observe how certain musical structures (such as dynamics, articulation, and others) can influence the thought and emotions of the students.pt_PT
dc.identifier.tid203305906
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8503
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectExpressividadept_PT
dc.subjectImaginaçãopt_PT
dc.subjectEmoções musicaispt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectExpressivenesspt_PT
dc.subjectImaginationpt_PT
dc.subjectMusical emotionspt_PT
dc.titleA criação de histórias na aprendizagem do piano : possível relação entre elementos musicais e elementos extra-musicaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rita Pires (19).pdf
Size:
4.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: