Repository logo
 
Publication

E-Music: uma harmonia (in)familiar

dc.contributor.authorMaeso, Benito Eduardo Araújo
dc.contributor.authorAlexandre, Tarik Vivan
dc.date.accessioned2024-07-31T16:08:32Z
dc.date.available2024-07-31T16:08:32Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA música eletrônica (e-music) caracteriza-se pela produção de sonoridades sintetizadas a partir do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos e tem suas raízes nas mudanças de paradigmas estéticos e epistemológicos ocorridas durante o século XIX e XX, refletindo também, a crise representativa e ontológica dos objetos artísticos. A partir deste postulado, pode-se refletir sobre a produção da arte contemporânea e, principalmente, da música eletrônica sob duas chaves da estética e da subjetividade atuais: as imagens técnicas de Flusser e Benjamin e o infamiliar freudiano. Como os elementos que destacam a e-music enquanto gênero são a sua construção “em camadas” e a utilização de recursos experimentais e não-humanos, como o ruído e os samples, a soma de tais elementos seria capaz de provocar sensações de desconforto e, simultaneamente, evocar elementos familiares, remetendo aos debates que relacionam Estética, psicanálise e filosofia da técnica?pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Electronica is characterized by the use of electronical instruments and equipment to produce synthesized and unnatural sounds and harmonies. It was originated from the changes in the aesthetical and epistemological paradigms occurred in the end of XIXth and the beginning of XXth Centuries. Also, e-music reflects the representational crisis of the objects of Art. Using this background as a standpoint, this essay aims to investigate the production of contemporary art and, specifically, electronical music, under two keys: the technical images of Flusser and Benjamin and the Freudian concept of “unheimlich”. The question that drives this investigation can be resumed hereinafter: the sum of its characteristics (its layered construction, use of noises, samples, experimental and non-human resources) enables electronic music to generate sensations of discomfort or displacement to evoke a familiar and warm atmosphere? If so, it is necessary to establish relations between Aesthetics, Psychoanalysis and Philosophy of Technique.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMAESO, Benito Eduardo Araújo ; ALEXANDRE, Tarik Vivan (2023) - E-Music: uma harmonia (in)familiar. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. Vol.XVI, n.º 31, p. 61-73. DOI: 10.53681/c1514225187514391s.31.168pt_PT
dc.identifier.doi10.53681/c1514225187514391s.31.168pt_PT
dc.identifier.issn1646-9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9103
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsica eletrônicapt_PT
dc.subjectInfamiliarpt_PT
dc.subjectRepresentaçãopt_PT
dc.subjectExperimentalismopt_PT
dc.subjectInumanopt_PT
dc.subjectElectronic musicpt_PT
dc.subjectUncannypt_PT
dc.subjectRepresentationpt_PT
dc.subjectExperimentalismpt_PT
dc.titleE-Music: uma harmonia (in)familiarpt_PT
dc.title.alternativeE-Music: an (un)heimlich harmonypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage73pt_PT
oaire.citation.issue31pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleConvergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeXVIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
e-Music_.pdf
Size:
4.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: