Repository logo
 
Publication

Arranjos para o desenvolvimento técnico e motivação do aluno no ensino da guitarra

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCarvalhinho, Miguel Nuno Marques
dc.contributor.authorNunes, João Pedro Gabriel
dc.date.accessioned2020-02-11T14:58:09Z
dc.date.available2020-02-11T14:58:09Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractEste documento é constituído por duas partes; a primeira, realizada no âmbito da disciplina de prática de ensino supervisionada, diz respeito ao relatório de estágio que foi realizado na Academia de Música de Castelo de Paiva no ano letivo de 2018/2019. Será feita a caracterização da escola, assim como, critérios de avaliação, planificações anuais, planos e relatórios de aulas e uma reflexão final. A segunda, desenvolvida no âmbito da disciplina de projeto de ensino artístico de mestrado em ensino da música, diz respeito ao trabalho de investigação feito na mesma academia, onde é analisado a importância do tema em questão, os arranjos. Arranjos musicais são ferramentas muito uteis devido à capacidade de serem ajus-tadas facilmente às características de cada aluno. Contudo, por muito vantajoso que seja esta ideia, é crucial ser bem aplicada. Com esta finalidade, estudaremos os concei-tos importantes como a motivação, responsabilidades do professor e que tipo de re-portório é mais adequado aos alunos. No que diz respeito aos arranjos, para alem da sua definição, será também analisado o termo didático; que tipo de desafio é saudável para os alunos nestas obras e por último, formas de estimular a criatividade e reconhe-cimento do instrumento, através deste conceito. Esta investigação é constituída dois grupos de alunos; o primeiro é completamente dedicado ao contexto de aula individual, e para o segundo, um ensemble de guitarras. Os objetivos serão resolver dificuldades técnicas dos estudantes de forma mais precisa e eficaz, promovendo um estudo regular através de temas que os alunos apreciam.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This document consists of two parts; the first, carried out in the context of supervi-sed teaching practice, concerns the internship report that was held at the Academia de Música de Castelo de Paiva in the 2018/2019. The characterization of the school will be made, as well as evaluation criteria, annual planning, plans and lesson reports and a final reflection. The second, developed in the context of the discipline of Project of the Arts Education in the Music Education Master’s., concerns the research work done in the same academy, where the importance of the theme in question, the arrangements, is analyzed. Musical arrangements are very useful tools due to the ability to be easily adjusted to the characteristics of each student. However advantageous this idea is, it is crucial to be well applied. For this purpose, we will study important concepts such as motiva-tion, teacher responsibilities and what type of repertoire is best suited to students. With regard to arrangements, in order to its definition, the didactic term will also be analyzed; what kind of challenge is healthy for students and finally, ways to stimulate creativity and recognition of the instrument, through this concept. This investigation consists of two groups of students; the first is completely dedica-ted to the context of individual class, and for the second, an ensemble of guitars. The objectives will be to solve technical difficulties of students more accurately and effecti-vely, promoting a regular study through topics that students appreciate.pt_PT
dc.identifier.tid202439410
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6921
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArranjos musicaispt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectTécnica do instrumentopt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectResponsabilidades do professorpt_PT
dc.subjectMusical arrangementspt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectInstrument techniquept_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectResponsibilities of the professorpt_PT
dc.titleArranjos para o desenvolvimento técnico e motivação do aluno no ensino da guitarrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
João Nunes (17).pdf
Size:
3.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: