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Advisor(s)
Abstract(s)
Colour is an important component of product design and can influence usage interaction. This study aimed to study the influence of the colour of everyday products on the emotional response and perceived usability of senior adult females. Thirty women between 60 and 80 years old participated, who evaluated clay sausage roaster in three different colours, based on two protocols: Emotional Response Cards (ERC) and Perceived Usability Cards (PUC). The product in the “Terracotta” colour was significantly (p ≤ 0.05) better evaluated (emotional response and perceived usability) than the products in the other colours (“green” and “grey”). The colour “Terracotta” was decisive in confirming that the memory factor of long-term experiences contributed to the results achieved. The application of colours in the design ofproducts aimed at older users must consider long-termexperiences and be treated as an inclusivity factor
Resumo: Cor é um importante componente do design de produto, podendo influenciar na interação de uso. O objetivou deste estudo foi estudar a influência da cor de produtos de uso cotidiano, na resposta emocional e na usabilidade percebida de mulheres adultas seniors. Participaram 30 mulheres entre 60 e 80 anos, as quais avaliaram um produto de uso cotidiano e tradicional, em três cores dis-tintas, com base em dois protocolos: Emotional Response Cards (ERC) and Perceived Usability Cards (PUC). O produto na cor “Terracotta” foi significativamente (p ≤ 0,05) melhor avaliado (emotional response and perceived usability) que os produtos nas demais cores (“green” and “grey”). A cor “Terracotta” foi determinante para confirmar que o fator memória de experiências de longo prazo contribuíram para os resultados alcançados. A aplicação de cores no design de produtos destinados à usuários com idades avan-çadas, deve considerar as experiências de longo prazo e ser tratado como fator de inclusividade.
Resumo: Cor é um importante componente do design de produto, podendo influenciar na interação de uso. O objetivou deste estudo foi estudar a influência da cor de produtos de uso cotidiano, na resposta emocional e na usabilidade percebida de mulheres adultas seniors. Participaram 30 mulheres entre 60 e 80 anos, as quais avaliaram um produto de uso cotidiano e tradicional, em três cores dis-tintas, com base em dois protocolos: Emotional Response Cards (ERC) and Perceived Usability Cards (PUC). O produto na cor “Terracotta” foi significativamente (p ≤ 0,05) melhor avaliado (emotional response and perceived usability) que os produtos nas demais cores (“green” and “grey”). A cor “Terracotta” foi determinante para confirmar que o fator memória de experiências de longo prazo contribuíram para os resultados alcançados. A aplicação de cores no design de produtos destinados à usuários com idades avan-çadas, deve considerar as experiências de longo prazo e ser tratado como fator de inclusividade.
Description
Keywords
Colour Product design Emotion Usability perceived Cor Design de produto Emoção Usabilidade percebida
Pedagogical Context
Citation
PASCHOARELLI, Luis Carlos ; SILVA, F.M. ; JONHATTAN, M.N. (2024) - Everyday design products and long-term memory : the colour influence on emotional response and perceived usability. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Vol.XVII, n.º 34, p. 15-23. DOI: 10.53681/c1514225187514391s.34.283
Publisher
IPCB. ESART
