Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dislexia na aprendizagem no oboé: Adaptação de estratégias e métodos de aprendizagem nos primeiros anos de ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_DULCE_GONCALVES.pdf1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta investigação pretende desenvolver e aplicar estratégias específicas para facilitar a aprendizagem do oboé em alunos com dislexia. Serão analisadas metodologias multissensoriais adaptadas às necessidades individuais destes alunos, considerando-se as particularidades neurobiológicas associadas à dislexia. Pretende-se avaliar a eficácia destas estratégias pedagógicas através da observação direta da evolução dos alunos no domínio instrumental, promovendo simultaneamente a autonomia, autogestão e motivação, com envolvimento ativo dos encarregados de educação.
Abstract: This research aims to develop and apply specific strategies to facilitate oboe learning for students with dyslexia. Multisensory methodologies adapted to the individual needs of these students will be analyzed, taking into account the neurobiological particularities associated with dyslexia. The effectiveness of these pedagogical strategies will be assessed through direct observation of students' progress in instrumental mastery, while simultaneously promoting autonomy, self-management, and motivation, with active involvement from parents.

Description

Dissertação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Aprendizagem musical Dislexia Educação Ensino especializado da música Inclusão educativa Necessidades educativas especiais Oboé Dyslexia Education Educational inclusion Music education Musical learning Oboe Special educational needs

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue