Repository logo
 
Publication

Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria

dc.contributor.authorAgostinho, Clotilde
dc.contributor.authorPereira, Cristina
dc.date.accessioned2011-07-22T10:57:30Z
dc.date.available2011-07-22T10:57:30Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionEste trabalho teve o apoio do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Unidade I&D financiada pela FCT.por
dc.description.abstractOs níveis de insucesso escolar no ensino superior têm motivado preocupações justificadas dos diferentes intervenientes nesse sistema. O insucesso resulta de factores de natureza muito diversa, que envolvem os professores, os estudantes, os currículos e os contextos formativos, com efeitos entrecruzados que se têm mostrado difíceis de anular ou mesmo atenuar. É objectivo desta comunicação reflectir sobre a necessidade de implementar metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem. Poderá questionar-se se o recurso sistemático a lições magistrais ou a um ensino presencial para grupos alargados de estudantes não deverá ser progressivamente substituído por abordagens tutoriais e de natureza investigativa, ao longo de todo o processo formativo. As tutorias organizam-se como um processo mediante o qual se oferece aos estudantes uma atenção individualizada, sistemática e integrada, ao longo da sua permanência no curso, no sentido de promover as suas potencialidades académicas, pessoais e relacionais. Tendo como pano de fundo estes pressupostos e considerando que o processo de tutoria pode ganhar uma relevância significativa na promoção da qualidade das aprendizagens, foi elaborado um questionário (Q.P.T.) com o objectivo de identificar as concepções e expectativas dos estudantes sobre este processo.por
dc.identifier.citationAGOSTINHO, Clotilde ; PEREIRA, Cristina (2007) - Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria. In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal, 26-28 Abril - Educação para o Sucesso - Políticas e Actores. Funchal Universidade da Madeira. p. 1-24.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/745
dc.language.isoporpor
dc.subjectProcesso de Bolonhapor
dc.subjectTutoriaspor
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempor
dc.titleConcepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoriapor
dc.typeconference object
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpor
oaire.citation.endPage24por
person.familyNameAgostinho
person.familyNamegonçalves Pereira
person.givenNameClotilde
person.givenNameCristina
person.identifier.orcid0000-0002-8996-3959
person.identifier.orcid0000-0002-1295-3541
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
rcaap.typeconferenceObject
relation.isAuthorOfPublication097d161d-707e-4552-b3db-c5e71c33c103
relation.isAuthorOfPublicationde00ce14-da4f-445d-abc5-66f51b4b5c41
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery097d161d-707e-4552-b3db-c5e71c33c103

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunicação- Funchal.pdf
Size:
373.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: