Publication
Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria
dc.contributor.author | Agostinho, Clotilde | |
dc.contributor.author | Pereira, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2011-07-22T10:57:30Z | |
dc.date.available | 2011-07-22T10:57:30Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description | Este trabalho teve o apoio do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Unidade I&D financiada pela FCT. | por |
dc.description.abstract | Os níveis de insucesso escolar no ensino superior têm motivado preocupações justificadas dos diferentes intervenientes nesse sistema. O insucesso resulta de factores de natureza muito diversa, que envolvem os professores, os estudantes, os currículos e os contextos formativos, com efeitos entrecruzados que se têm mostrado difíceis de anular ou mesmo atenuar. É objectivo desta comunicação reflectir sobre a necessidade de implementar metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem. Poderá questionar-se se o recurso sistemático a lições magistrais ou a um ensino presencial para grupos alargados de estudantes não deverá ser progressivamente substituído por abordagens tutoriais e de natureza investigativa, ao longo de todo o processo formativo. As tutorias organizam-se como um processo mediante o qual se oferece aos estudantes uma atenção individualizada, sistemática e integrada, ao longo da sua permanência no curso, no sentido de promover as suas potencialidades académicas, pessoais e relacionais. Tendo como pano de fundo estes pressupostos e considerando que o processo de tutoria pode ganhar uma relevância significativa na promoção da qualidade das aprendizagens, foi elaborado um questionário (Q.P.T.) com o objectivo de identificar as concepções e expectativas dos estudantes sobre este processo. | por |
dc.identifier.citation | AGOSTINHO, Clotilde ; PEREIRA, Cristina (2007) - Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria. In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal, 26-28 Abril - Educação para o Sucesso - Políticas e Actores. Funchal Universidade da Madeira. p. 1-24. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/745 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Processo de Bolonha | por |
dc.subject | Tutorias | por |
dc.subject | Estratégias de ensino-aprendizagem | por |
dc.title | Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria | por |
dc.type | conference object | |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | por |
oaire.citation.endPage | 24 | por |
person.familyName | Agostinho | |
person.familyName | gonçalves Pereira | |
person.givenName | Clotilde | |
person.givenName | Cristina | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8996-3959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1295-3541 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
rcaap.type | conferenceObject | |
relation.isAuthorOfPublication | 097d161d-707e-4552-b3db-c5e71c33c103 | |
relation.isAuthorOfPublication | de00ce14-da4f-445d-abc5-66f51b4b5c41 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 097d161d-707e-4552-b3db-c5e71c33c103 |