Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Comunicação- Funchal.pdf373.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os níveis de insucesso escolar no ensino superior têm motivado preocupações justificadas dos diferentes intervenientes nesse sistema. O insucesso resulta de factores de natureza muito diversa, que envolvem os professores, os estudantes, os currículos e os contextos formativos, com efeitos entrecruzados que se têm mostrado difíceis de anular ou mesmo atenuar. É objectivo desta comunicação reflectir sobre a necessidade de implementar metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem. Poderá questionar-se se o recurso sistemático a lições magistrais ou a um ensino presencial para grupos alargados de estudantes não deverá ser progressivamente substituído por abordagens tutoriais e de natureza investigativa, ao longo de todo o processo formativo. As tutorias organizam-se como um processo mediante o qual se oferece aos estudantes uma atenção individualizada, sistemática e integrada, ao longo da sua permanência no curso, no sentido de promover as suas potencialidades académicas, pessoais e relacionais. Tendo como pano de fundo estes pressupostos e considerando que o processo de tutoria pode ganhar uma relevância significativa na promoção da qualidade das aprendizagens, foi elaborado um questionário (Q.P.T.) com o objectivo de identificar as concepções e expectativas dos estudantes sobre este processo.

Description

Este trabalho teve o apoio do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Unidade I&D financiada pela FCT.

Keywords

Processo de Bolonha Tutorias Estratégias de ensino-aprendizagem

Citation

AGOSTINHO, Clotilde ; PEREIRA, Cristina (2007) - Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria. In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal, 26-28 Abril - Educação para o Sucesso - Políticas e Actores. Funchal Universidade da Madeira. p. 1-24.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue