Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
373.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os níveis de insucesso escolar no ensino superior têm motivado preocupações justificadas dos diferentes intervenientes nesse sistema. O insucesso resulta de factores de natureza muito diversa, que envolvem os professores, os estudantes, os currículos e os contextos formativos, com efeitos entrecruzados que se têm mostrado difíceis de anular ou mesmo atenuar.
É objectivo desta comunicação reflectir sobre a necessidade de implementar metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem. Poderá questionar-se se o recurso sistemático a lições magistrais ou a um ensino presencial para grupos alargados de estudantes não deverá ser progressivamente substituído por abordagens tutoriais e de natureza investigativa, ao longo de todo o processo formativo.
As tutorias organizam-se como um processo mediante o qual se oferece aos estudantes uma atenção individualizada, sistemática e integrada, ao longo da sua permanência no curso, no sentido de promover as suas potencialidades académicas, pessoais e relacionais.
Tendo como pano de fundo estes pressupostos e considerando que o processo de tutoria pode ganhar uma relevância significativa na promoção da qualidade das aprendizagens, foi elaborado um questionário (Q.P.T.) com o objectivo de identificar as concepções e expectativas dos estudantes sobre este processo.
Description
Este trabalho teve o apoio do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Unidade I&D financiada pela FCT.
Keywords
Processo de Bolonha Tutorias Estratégias de ensino-aprendizagem
Citation
AGOSTINHO, Clotilde ; PEREIRA, Cristina (2007) - Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria. In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal, 26-28 Abril - Educação para o Sucesso - Políticas e Actores. Funchal Universidade da Madeira. p. 1-24.