Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Agostinho, Clotilde

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
    Publication . Pereira, Cristina; Agostinho, Clotilde
    Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?
  • Contextos de eficácia em escolas do 1º ciclo : estudo de caso
    Publication . Lemos, Valter; Agostinho, Clotilde; Martins, Ernesto Candeias; Gil, Henrique; Rafael, José; Boliqueime, Fátima; Afonso, Mário; Afonso, Paulo; Pissarra, Sofia; Semião, Susana
    O livro apresenta os resultados de um estudo de caso referente a uma escola do 1º ciclo no âmbito dos estudos de avaliação da reforma educativa. São analisadas diversas variáveis relacionadas com a eficácia das escolas, designadamente o currículo, o apoio aos alunos, a gestão, o clima de escola e os recursos, entre outras. Apresentam-se os instrumentos utilizados, bem como conclusões e recomendações.
  • Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria
    Publication . Agostinho, Clotilde; Pereira, Cristina
    Os níveis de insucesso escolar no ensino superior têm motivado preocupações justificadas dos diferentes intervenientes nesse sistema. O insucesso resulta de factores de natureza muito diversa, que envolvem os professores, os estudantes, os currículos e os contextos formativos, com efeitos entrecruzados que se têm mostrado difíceis de anular ou mesmo atenuar. É objectivo desta comunicação reflectir sobre a necessidade de implementar metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem. Poderá questionar-se se o recurso sistemático a lições magistrais ou a um ensino presencial para grupos alargados de estudantes não deverá ser progressivamente substituído por abordagens tutoriais e de natureza investigativa, ao longo de todo o processo formativo. As tutorias organizam-se como um processo mediante o qual se oferece aos estudantes uma atenção individualizada, sistemática e integrada, ao longo da sua permanência no curso, no sentido de promover as suas potencialidades académicas, pessoais e relacionais. Tendo como pano de fundo estes pressupostos e considerando que o processo de tutoria pode ganhar uma relevância significativa na promoção da qualidade das aprendizagens, foi elaborado um questionário (Q.P.T.) com o objectivo de identificar as concepções e expectativas dos estudantes sobre este processo.