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O Motion Design como elemento de identidade na relação entre o jornal impresso e o digital Investigação Ativa no Jornal Público

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Abstract(s)

O design gráfico é dimensão fundamental no jornalismo impresso, na perspetiva editorial que tem sido alvo de uma transição gradual para suportes digitais. Para que esta passagem resulte, têm surgido conceitos associados ao jornalismo que, no jornal impresso, não seriam equacionados, como o audiovisual, a imagem animada e os multimédia. O digital, além de estar mais facilmente acessı́vel a qualquer pessoa, também permite custos menores por comparação à versão em papel, podendo ser atividade mais sustentável. Nos meios do digitais jornal Público, e nas suas redes sociais, tem vindo a aumentar o uso de vı́deos e reportagens com maior diversidade de conteúdos gráficos, animados ou interativos, que requerem uma linguagem comum que preserve a sua identidade visual. O Jornal Público é um jornal de referência em Portugal, com uma identidade visual reconhecida pela conjugação dos seus componentes gráficos, logótipo, cor vermelha, a tipografia e guia de estilos gráfico da versão impressa e estática. No sentido de assegurar e preservar a sua identidade visual, o jornal Público tem investido na criação de conteúdos dinâmicos e apelativos, no motion design, particularmente animações de grafismos que complementam e ilustram toda a reportagem ou trabalho jornalístico. Os grafismos do Jornal Público incluem diversas informações complementares e essenciais, como oráculos, textos informativos, títulos, destaques ou legendas que requerem uma linguagem e identidade visual comum e uniforme nos conteúdos. Através de uma metodologia organizada nas fases exploratória, generativa e a avaliativa, este processo investigativo procura aprofundar conhecimento sobre o papel do motion design na digitalização de um jornal e concretamente na correlação entre a versão impressa e digital do Jornal Público, sem comprometer a coerência e a sua identidade visual. Os resultados do projeto consistem num conjunto de propostas de princípios de design e modelos práticos que oferecem flexibilidade de uso, diversidade e reforçam a identidade visual do jornal Público.
Abstract: Graphic design is a fundamental dimension in print journalism, from an editorial perspective that has been gradually transitioning to digital media. To make this transition work, concepts associated with journalism have emerged that would not have been considered in print, such as audiovisuals, animated images and multimedia. Digital, as well as being more easily accessible to anyone, also allows for lower costs compared to the paper version and can be a more sustainable activity. In the digital media of the Público newspaper and its social networks, there has been an increase in the use of videos and reports with a greater diversity of graphic, animated or interactive content, which requires a common language that preserves its visual identity. Jornal Público is a leading newspaper in Portugal, with a visual identity recognized by the combination of its graphic components, logo, red colour, typography and graphic style guide for the printed and static versions. In order to ensure and preserve its visual identity, Público has invested in the creation of dynamic and appealing content, in motion design, particularly animated graphics that complement and illustrate any report or piece of journalistic work. The graphics of the Público newspaper include a variety of complementary and essential information, such as oracles, informative texts, titles, highlights or subtitles that require a common and uniform language and visual identity in the content. Through a methodology organized into exploratory, generative and evaluative phases, this investigative process seeks to deepen knowledge about the role of motion design in the digitalization of a newspaper and specifically in the correlation between the printed and digital versions of the Público newspaper, without compromising its coherence and visual identity. The results of the project consist of a set of proposals for design principles and practical models that offer flexibility of use, diversity and reinforce the visual identity of the Público newspaper.

Description

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.

Keywords

Motion Design Identidade visual Motion graphics no jornalismo contemporâneo Design editorial digital Visual identity Motion graphics in contemporary journalism Digital editorial design

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