Repository logo
 
Publication

Teorias e práticas de formação e de supervisão

dc.contributor.authorRuivo, João
dc.date.accessioned2016-03-23T13:35:36Z
dc.date.available2016-03-23T13:35:36Z
dc.date.issued1997
dc.descriptionProvas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação para concurso de acesso à categoria de Professor Coordenador para a área científica de Ciências da Educação – Teoria da formação e supervisão.pt_PT
dc.description.abstractSão objeto deste estudo a formação inicial de professores e formação de professores em serviço. É dada especial atenção a: 1 - formação de professores em serviço, tomado como um continuum cujo ponto de partida é a formação inicial de professores. 2 – futuros professores de indução; 3 - a dificuldade que é a desconexão entre o ensino teórico e prático no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Organização escolar, estrutura curricular e cultura escolar são referidos como variáveis que influenciam a formação acima mencionadas. O estudo também analisa vários modelos de formação de professores e paradigmas em relação com as diferentes técnicas de supervisão. É dada uma projeção especial à supervisão clínica e ao desenvolvimento de competências analíticas, críticas e reflexivas dos professores. Por fim, o estudo analisa o ajustamento entre as estratégias de modelos de formação e estágios que são seguidas pelos professores durante as suas carreiras, mostrando a importância dos sintomas considerados como indicadores de resistência na mudança de atitudes e, portanto, em inovação e re-inovação dos sistemas educativos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Initial teacher education and inservice teacher education are object of this study. Special attention is given to: 1- inservice teacher education, taken as a continuum whose starting point is initial teacher training; 2- future teachers’ induction; 3- the difficulty that is the disconnection between theoretical and practical training in personal and professional growth and development. School organization, curricular structure and school culture are refered as variables that influence the above mentioned training. The study also analyses several teacher training models and paradigms in connection with the different supervision techniques. Special projection is given to clinical supervision and to the development of teachers’ analytical, critical and reflexive skills. Finally the study analyses the adjustment between the training models strategies and stages that are pursuited by the teachers during their careers, showing the importance of the symptoms considered as resistence indicators in the changing of attitudes and therefore in innovation and re-innovation of the educational systems.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3815
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectA indução de professores iniciantespt_PT
dc.subjectParadigmas de formação de professorespt_PT
dc.subjectEducação de futuros professorespt_PT
dc.subjectCultura profissionalpt_PT
dc.subjectSocialização profissionalpt_PT
dc.subjectPrática reflexivapt_PT
dc.subjectSupervisão de professorespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de professorpt_PT
dc.subjectEsgotamento do professorpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectProfessor e seus estádios de vidapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectTeoria posta em práticapt_PT
dc.subjectInduction of beginning teacherspt_PT
dc.subjectInservice teachers educationpt_PT
dc.subjectParadigms of teacher educationpt_PT
dc.subjectPreservice teachers educationpt_PT
dc.subjectProfessional culturept_PT
dc.subjectProfessional socializationpt_PT
dc.subjectReflective practicept_PT
dc.subjectSupervision of teacherspt_PT
dc.subjectTeacher developmentpt_PT
dc.subjectTeachers burnoutpt_PT
dc.subjectTeachers educationpt_PT
dc.subjectTeachers life stagespt_PT
dc.subjectTeachers trainingpt_PT
dc.subjectTheory into practicept_PT
dc.titleTeorias e práticas de formação e de supervisãopt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
oaire.citation.titleProvas Públicaspt_PT
person.familyNameRuivo
person.givenNameJoão José Tavares Curado Ruivo
person.identifier.orcid0000-0002-8379-8294
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione977bab5-1332-403b-8c8d-8ab287ba7c56
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye977bab5-1332-403b-8c8d-8ab287ba7c56

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
João Ruivo.PDF.pdf
Size:
370.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: