dc.contributor.author | Ruivo, João | |
dc.date.accessioned | 2016-03-23T13:35:36Z | |
dc.date.available | 2016-03-23T13:35:36Z | |
dc.date.issued | 1997 | |
dc.description | Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação para concurso de acesso à categoria de Professor Coordenador para a área científica de Ciências da Educação – Teoria da formação e supervisão. | pt_PT |
dc.description.abstract | São objeto deste estudo a formação inicial de professores e formação de professores em serviço. É dada especial atenção a: 1 - formação de professores em serviço, tomado como um continuum cujo ponto de partida é a formação inicial de professores. 2 – futuros professores de indução; 3 - a dificuldade que é a desconexão entre o ensino teórico e prático no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Organização escolar, estrutura curricular e cultura escolar são referidos como variáveis que influenciam a formação acima mencionadas. O estudo também analisa vários modelos de formação de professores e paradigmas em relação com as diferentes técnicas de supervisão. É dada uma projeção especial à supervisão clínica e ao desenvolvimento de competências analíticas, críticas e reflexivas dos professores. Por fim, o estudo analisa o ajustamento entre as estratégias de modelos de formação e estágios que são seguidas pelos professores durante as suas carreiras, mostrando a importância dos sintomas considerados como indicadores de resistência na mudança de atitudes e, portanto, em inovação e re-inovação dos sistemas educativos. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: Initial teacher education and inservice teacher education are object of this study. Special attention is given to: 1- inservice teacher education, taken as a continuum whose starting point is initial teacher training; 2- future teachers’ induction; 3- the difficulty that is the disconnection between theoretical and practical training in personal and professional growth and development. School organization, curricular structure and school culture are refered as variables that influence the above mentioned training. The study also analyses several teacher training models and paradigms in connection with the different supervision techniques. Special projection is given to clinical supervision and to the development of teachers’ analytical, critical and reflexive skills. Finally the study analyses the adjustment between the training models strategies and stages that are pursuited by the teachers during their careers, showing the importance of the symptoms considered as resistence indicators in the changing of attitudes and therefore in innovation and re-innovation of the educational systems. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/3815 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | A indução de professores iniciantes | pt_PT |
dc.subject | Paradigmas de formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação de futuros professores | pt_PT |
dc.subject | Cultura profissional | pt_PT |
dc.subject | Socialização profissional | pt_PT |
dc.subject | Prática reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Supervisão de professores | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento de professor | pt_PT |
dc.subject | Esgotamento do professor | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Professor e seus estádios de vida | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Teoria posta em prática | pt_PT |
dc.subject | Induction of beginning teachers | pt_PT |
dc.subject | Inservice teachers education | pt_PT |
dc.subject | Paradigms of teacher education | pt_PT |
dc.subject | Preservice teachers education | pt_PT |
dc.subject | Professional culture | pt_PT |
dc.subject | Professional socialization | pt_PT |
dc.subject | Reflective practice | pt_PT |
dc.subject | Supervision of teachers | pt_PT |
dc.subject | Teacher development | pt_PT |
dc.subject | Teachers burnout | pt_PT |
dc.subject | Teachers education | pt_PT |
dc.subject | Teachers life stages | pt_PT |
dc.subject | Teachers training | pt_PT |
dc.subject | Theory into practice | pt_PT |
dc.title | Teorias e práticas de formação e de supervisão | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.title | Provas Públicas | pt_PT |
person.familyName | Ruivo | |
person.givenName | João José Tavares Curado Ruivo | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8379-8294 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e977bab5-1332-403b-8c8d-8ab287ba7c56 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e977bab5-1332-403b-8c8d-8ab287ba7c56 |