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ESECB - Provas Públicas

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Recent Submissions

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  • Manual para o desenvolvimento local e comunitário das aldeias : a intervenção social do projeto há festa no campo
    Publication . Domingues, Marco
    O presente trabalho surge no âmbito da apresentação da candidatura à prova de especialista em serviço social e pretende ser uma abordagem prática e reflexiva do projeto “Há Festa no Campo”, iniciativa de intervenção comunitária, financiada por três anos (2014 a 2016) pelo Programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social do Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo como entidade promotora e coordenadora a Associação EcoGerminar – Associação de Desenvolvimento do Interior de Promoção do Comércio Solidário e Sustentável, do Ecoturismo e de combate à Desertificação Rural e como entidades parceiras a Associação Terceira Pessoa, ETEPA – Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense e União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo. Este trabalho pretende também com as devidas adaptações, tornar-se num guia ou manual de referência à intervenção comunitária em contexto de aldeia. A prova encontra-se estruturada por capítulos e subcapítulos, e procurou-se uma linguagem promotora da ação e do pensamento crítico e construtivo com base na experiência de campo do autor enquanto coordenador, pretendendo de forma clara e simples ser um guia acessível e prático de apoio à intervenção social em contexto comunitário, dirigido a profissionais e estudantes. Num primeiro capítulo é apresentado o diagnóstico, com maior enfoque nas razões e pressupostos de intervenção (subcapítulos: “conhecer o onde; saber porquê; porque sim e pressupostos”), identificam-se os problemas e as oportunidades associadas à intervenção no âmbito do projeto, seguido por um segundo capítulo, onde se apresenta em síntese os conceitos pilares do modelo de intervenção e um breve enquadramento concetual e síntese do modelo de intervenção em serviço social, com uma breve análise do serviço social no âmbito do projeto. Neste segundo momento apresenta-se a estratégia de desenvolvimento local (subcapítulos: “conceitos”, “o serviço social no Há Festa no Campo” e “inspirando a mudança… para o desenvolvimento local”. No terceiro capítulo analisam-se alguns dos processos de intervenção (subcapítulos: “quando a assembleia gera festa e a festa assembleia” e “falar português para todos”), sendo por fim concluído com uma breve proposta e pretensão de disseminação da experiência comunitária, a qual se designou de “pensar a expansão através da consolidação”. Este trabalho resulta de contributos multidisciplinares e da partilha de momentos de reflexão entre diferentes atores e perspetivas, tal como da experiência do autor enquanto assistente social, coordenador do projeto e agente especialista em intervenção comunitária e desenvolvimento local. Sabendo da diversidade das aldeias, das suas fragilidades às suas potencialidades, das caraterísticas das suas populações até às diferenças face à relação com o poder local, importa referir que esta é uma proposta de manual de apoio à intervenção com base na experiência comunitária do projeto “Há Festa no Campo”, mas que no entanto reúne o conhecimento de outros territórios, nomeadamente da Rede AIA – Aldeias Inovadoras e Ativas.
  • Ensino do jogo do futebol : revisão e proposta metodológica
    Publication . Matos, João Paulo Roque de
    O presente trabalho tem por objetivo expor, de uma forma estruturada, informação que pretende sistematizar aquilo que podemos chamar da “teoria e organização do jogo de futebol”, apresentando os principais fundamentos para a compreensão do jogo e respetiva evolução, assim como expor uma proposta para direcionar o ensino desta modalidade. Caraterizaram-se também as etapas de formação para a especialização do jogador de futebol, tendo por base cinco dos escalões etários institucionalizados pela Federação Portuguesa de Futebol. Apresenta-se um enquadramento teórico, onde se expõem aspetos relevantes como: a Essência dos Jogos Desportivos Coletivos, o Futebol como Fenómeno Social e Fenómeno Mundial, a Sistemática do Jogo: Organização Funcional e por último o estado da arte sobre a evolução das metodologias do ensino do jogo. Na sequência da abordagem apresentada procede-se à apresentação de uma Proposta Metodológica para Operacionalização dos Conteúdos de Treino no Ensino do Jogo de Futebol, bem como a construção de exercícios de treino de acordo com os conteúdos a abordar nos diferentes níveis de desempenho.
  • A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica.
    Publication . Petrica, João
    Com a presente pesquisa pretendia-se saber se a implementação de um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica dos futuros professores de Educação Física para o segundo ciclo do ensino básico, assente numa estratégia de leccionação de aulas de microensino aos seus pares, se assumia como um bom treino em relação ao modo como era gerido o tempo de aula, aos comportamentos de ensino, aos comportamentos de feedback, e aos comportamentos dos alunos, com particular destaque para o seu empenhamento motor, em função da aula ter sido ensinada por um professor ou uma professora, da modalidade desportiva leccionada e do local onde ocorreu. Para tal, foram observadas sessenta lições de microensino, com a duração de doze minutos, leccionadas por estudantes de Educação Física a seis alunos seus colegas e registadas em vídeo, através do recurso a sistemas de observação que nos permitem estudar de forma sistemática e objetiva aquelas perspectivas do comportamento do professor e o comportamento dos alunos. Concluiu-se que o modelo pode constituir uma boa experiência com vista a um melhor desempenho futuro, particularmente se tiver em atenção as recomendações resultantes da análise efectuada.
  • A sociologia da educação na formação de professores
    Publication . Costa, Luís R. Dias da
    Esta dissertação é o resultado da investigação que foi suscitada pela atividade profissional do ensino da Sociologia da Educação e que pôde ir sendo feita no decurso dessa mesma atividade. A conjugação da investigação com a atividade docente, introduziu-lhe algumas condicionantes: A primeira é a do seu caráter extensivo. A segunda a conjugação desta investigação com a atividade docente e o excessivo arrastamento no tempo. O registo individual dos dados de mil duzentos e quarenta questionários, levou a um prolongamento no tempo do seu tratamento, que foi permitindo uma atualização da problemática teórica que esteve na origem da sua recolha. Os resultados levam a uma caraterização sociológica da população escolar do distrito de Castelo Branco, interpelada pelas preocupações teóricas do ensino da sociologia da educação na formação dos professores.
  • Teorias e práticas de formação e de supervisão
    Publication . Ruivo, João
    São objeto deste estudo a formação inicial de professores e formação de professores em serviço. É dada especial atenção a: 1 - formação de professores em serviço, tomado como um continuum cujo ponto de partida é a formação inicial de professores. 2 – futuros professores de indução; 3 - a dificuldade que é a desconexão entre o ensino teórico e prático no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Organização escolar, estrutura curricular e cultura escolar são referidos como variáveis que influenciam a formação acima mencionadas. O estudo também analisa vários modelos de formação de professores e paradigmas em relação com as diferentes técnicas de supervisão. É dada uma projeção especial à supervisão clínica e ao desenvolvimento de competências analíticas, críticas e reflexivas dos professores. Por fim, o estudo analisa o ajustamento entre as estratégias de modelos de formação e estágios que são seguidas pelos professores durante as suas carreiras, mostrando a importância dos sintomas considerados como indicadores de resistência na mudança de atitudes e, portanto, em inovação e re-inovação dos sistemas educativos.
  • Contos tradicionais e sua receção na literatura infantil contemporânea
    Publication . Pires, Natividade
    No conjunto de textos que selecionámos para analisar nesta perspectiva cruzam-se dois conceitos problemáticos, o de Literatura de Tradição Oral e o de Literatura Infantil. A sua abordagem exigir-nos-á uma breve explanação sobre questões teóricas relativamente aos conceitos de Literatura “Culta”, Literatura “Erudita”, Literatura Tradicional e Literatura Infantil, visto serem conceitos não pacíficos e muito variáveis numa perspectiva histórica. O diálogo entre Literatura Tradicional e Literatura Infantil será analizado em função das relações que estes textos estabelecem com as diferentes versões tradicionais destes contos, encontradas em fontes impressas da tradição oral moderna portuguesa (sec. XIX e XX).
  • Miguel Torga : contista : valores e pedagogia
    Publication . Barata, Maria de Lurdes Gouveia da Costa
    Dentro do contexto delineado, pretende-se provar como os contos de Miguel Torga praticam uma pedagogia persuasiva, mas subtil (sem moralismo de catequese), através da veiculação de valores debatidos por personagens que põem em relevo o humano e a sua expressão, guiada pelo instinto ou pela vontade, sempre numa procura de aprender a vida. A metodologia do trabalho obedece a um plano que implicará, na primeira parte, o estudo da teoria do conto, as suas características distintivas e relações com outras formas de arte. Num segundo momento incidirá sobre o texto literário, sua máscara comunicativa e os pontos nevrálgicos de efeito-ideologia, decorrente sobretudo dum efeito-personagem, pois é a personagem uma categoria importante da narrativa, a condição sine qua non desta. Seguir-se-á uma reflexão sobre os valores e sua importância. Finalmente, perseguindo o objetivo principal, o estudo dos contos de Torga nunca perdendo de vista o seu valor formativo, incidindo-se no efeito-personagem e no efeito-ideologia, tendo em vista o levantamento dos valores latentes ou manifestos, fazendo da sua emergência uma reflexão sobre uma pedagogia inerente e a profunda humanidade que é peculiar na obra torguiana.
  • A sociologia da educação na formação de professores
    Publication . Costa, Luís R. Dias da
    Esta dissertação é o resultado da investigação que foi suscitada pela atividade profissional do ensino da Sociologia da Educação e que pôde ir sendo feita no decurso dessa mesma atividade. A conjugação da investigação com a atividade docente, introduziu-lhe algumas condicionantes: A primeira é a do seu caráter extensivo. A segunda a conjugação desta investigação com a atividade docente e o excessivo arrastamento no tempo. O registo individual dos dados de mil duzentos e quarenta questionários, levou a um prolongamento no tempo do seu tratamento, que foi permitindo uma atualização da problemática teórica que esteve na origem da sua recolha. Os resultados levam a uma caraterização sociológica da população escolar do distrito de Castelo Branco, interpelada pelas preocupações teóricas do ensino da sociologia da educação na formação dos professores.
  • Biologia e comportamento. O sistema nervoso : sua importância para os desempenhos e cognições no homem
    Publication . Alveirinho, Dolores
    O estudo do sistema nervoso e especificamente do cérebro reveste-se de extrema actualidade, pois devido ao avanço da tecnologia têm-se efectuado, nos últimos vinte anos, mais descobertas sobre o funcionamento do cérebro do que nos vinte séculos precedentes. Se pensarmos nas funções do sistema nervoso, mais especificamente do sistema neuro-endócrino, como regulador de todas as actividades vitais e, consequentemente na sua importância para o comportamento e bom desenvolvimento humano, compreende-se que o segredo de grande parte do sucesso ou insucesso dos alunos pode passar por um bom, ou menos bom, funcionamento das células nervosas e do modo como estas usam e analisam a informação no interior do cérebro. Neste trabalho caracteriza-se estrutural e morfo-funcionalmente o sistema nervoso para melhor se poder compreender em que medida estas características e o seu funcionamento básico permitem desenvolver correctamente as capacidades cognitivas. Apresentam-se as principais fases do desenvolvimento e maturação dos centros nervosos e relacionam-se com o desenvolvimento ontogénico do comportamento humano. Evidencia-se a influência dos factores intrínsecos e extrínsecos na maturação desses centros nervosos, bem como os aspectos biológicos fundamentais para uma aprendizagem efectiva.
  • História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
    Publication . Paixão, Fátima
    Clarificam-se as correntes atuais da filosofia da ciência e em particular as suas direcções mais recentes, baseadas na história da ciência. Defende-se que a história da ciência representa um contributo muito relevante para a educação em ciência e, por isso mesmo, também para a formação de professores. Como exemplo, apresenta-se a controversa construção histórica da ideia de conservação da massa nas reacções químicas.