ESECB - Provas Públicas
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- Biologia e comportamento. O sistema nervoso : sua importância para os desempenhos e cognições no homemPublication . Alveirinho, DoloresO estudo do sistema nervoso e especificamente do cérebro reveste-se de extrema actualidade, pois devido ao avanço da tecnologia têm-se efectuado, nos últimos vinte anos, mais descobertas sobre o funcionamento do cérebro do que nos vinte séculos precedentes. Se pensarmos nas funções do sistema nervoso, mais especificamente do sistema neuro-endócrino, como regulador de todas as actividades vitais e, consequentemente na sua importância para o comportamento e bom desenvolvimento humano, compreende-se que o segredo de grande parte do sucesso ou insucesso dos alunos pode passar por um bom, ou menos bom, funcionamento das células nervosas e do modo como estas usam e analisam a informação no interior do cérebro. Neste trabalho caracteriza-se estrutural e morfo-funcionalmente o sistema nervoso para melhor se poder compreender em que medida estas características e o seu funcionamento básico permitem desenvolver correctamente as capacidades cognitivas. Apresentam-se as principais fases do desenvolvimento e maturação dos centros nervosos e relacionam-se com o desenvolvimento ontogénico do comportamento humano. Evidencia-se a influência dos factores intrínsecos e extrínsecos na maturação desses centros nervosos, bem como os aspectos biológicos fundamentais para uma aprendizagem efectiva.
- A sociologia da educação na formação de professoresPublication . Costa, Luís R. Dias daEsta dissertação é o resultado da investigação que foi suscitada pela atividade profissional do ensino da Sociologia da Educação e que pôde ir sendo feita no decurso dessa mesma atividade. A conjugação da investigação com a atividade docente, introduziu-lhe algumas condicionantes: A primeira é a do seu caráter extensivo. A segunda a conjugação desta investigação com a atividade docente e o excessivo arrastamento no tempo. O registo individual dos dados de mil duzentos e quarenta questionários, levou a um prolongamento no tempo do seu tratamento, que foi permitindo uma atualização da problemática teórica que esteve na origem da sua recolha. Os resultados levam a uma caraterização sociológica da população escolar do distrito de Castelo Branco, interpelada pelas preocupações teóricas do ensino da sociologia da educação na formação dos professores.
- Motivação para a prática desportiva: estudo de factores motivacionais que levam os jovens à prática de actividades desportivas competitivas e demonstrativas: atletismo e rítmica / expressão.Publication . Reis, LuísaO objectivo principal do presente estudo é saber quais os motivos e factores de motivação, que estão subjacentes à participação dos jovens, em actividades desportivas em dois grupos com idades compreendidas entre os 14 e 22 anos, sendo um grupo de competição (atletismo) e, outro de demonstração (actividades rítmicas e de expressão). O instrumento de análise utilizado foi o Participation Motivation Questionnaire, traduzido e adaptado para português (QMAD) por Serpa e frias (1990). Pretende-se através da aplicação da estatística descritiva (média e desvio-padrão), fazer a análise por motivos e factores e da prova de “t” de Student, fazer a análise comparativa por factores de motivação nos dois grupos. Constatou-se que os motivos “Atingir um nível mais elevado e Ultrapassar desafios” são os motivos mais importantes, que impulsionam os jovens do grupo de competição à prática desportiva. “Estar em boa condição física e Espírito de equipa” são os motivos mais importantes, que impulsionam os jovens do grupo demonstração à prática desportiva. O motivo menos importante que impulsa os jovens à prática de actividade desportiva, nos dois grupos, é “Pretexto para sair de casa”. Constatou-se ainda que existem diferenças significativas nos factores de motivação “Actividade em Grupo e Aptidão Física”.
- Miguel Torga : contista : valores e pedagogiaPublication . Barata, Maria de Lurdes Gouveia da CostaDentro do contexto delineado, pretende-se provar como os contos de Miguel Torga praticam uma pedagogia persuasiva, mas subtil (sem moralismo de catequese), através da veiculação de valores debatidos por personagens que põem em relevo o humano e a sua expressão, guiada pelo instinto ou pela vontade, sempre numa procura de aprender a vida. A metodologia do trabalho obedece a um plano que implicará, na primeira parte, o estudo da teoria do conto, as suas características distintivas e relações com outras formas de arte. Num segundo momento incidirá sobre o texto literário, sua máscara comunicativa e os pontos nevrálgicos de efeito-ideologia, decorrente sobretudo dum efeito-personagem, pois é a personagem uma categoria importante da narrativa, a condição sine qua non desta. Seguir-se-á uma reflexão sobre os valores e sua importância. Finalmente, perseguindo o objetivo principal, o estudo dos contos de Torga nunca perdendo de vista o seu valor formativo, incidindo-se no efeito-personagem e no efeito-ideologia, tendo em vista o levantamento dos valores latentes ou manifestos, fazendo da sua emergência uma reflexão sobre uma pedagogia inerente e a profunda humanidade que é peculiar na obra torguiana.
- A sociologia da educação na formação de professoresPublication . Costa, Luís R. Dias daEsta dissertação é o resultado da investigação que foi suscitada pela atividade profissional do ensino da Sociologia da Educação e que pôde ir sendo feita no decurso dessa mesma atividade. A conjugação da investigação com a atividade docente, introduziu-lhe algumas condicionantes: A primeira é a do seu caráter extensivo. A segunda a conjugação desta investigação com a atividade docente e o excessivo arrastamento no tempo. O registo individual dos dados de mil duzentos e quarenta questionários, levou a um prolongamento no tempo do seu tratamento, que foi permitindo uma atualização da problemática teórica que esteve na origem da sua recolha. Os resultados levam a uma caraterização sociológica da população escolar do distrito de Castelo Branco, interpelada pelas preocupações teóricas do ensino da sociologia da educação na formação dos professores.
- A leitura feminina no século XIX : de Madame Bovary ao Primo BazilioPublication . Santos, Maria EduardaO presente estudo, relativo à representação narrativa do acto de ler, parte do geral para o particular, de uma breve contextualização histórico-cultural para a especificidade dos romances, o que nos permitirá salientar os aspectos passíveis de fazer da nossa leitura uma forma outra de posicionamento interpretativo: o do apaixonante jogo entre conquista e perda de poder, pelo Poder da leitura: entre poder ler e o Poder de Ler, no feminino.
- Contos tradicionais e sua receção na literatura infantil contemporâneaPublication . Pires, NatividadeNo conjunto de textos que selecionámos para analisar nesta perspectiva cruzam-se dois conceitos problemáticos, o de Literatura de Tradição Oral e o de Literatura Infantil. A sua abordagem exigir-nos-á uma breve explanação sobre questões teóricas relativamente aos conceitos de Literatura “Culta”, Literatura “Erudita”, Literatura Tradicional e Literatura Infantil, visto serem conceitos não pacíficos e muito variáveis numa perspectiva histórica. O diálogo entre Literatura Tradicional e Literatura Infantil será analizado em função das relações que estes textos estabelecem com as diferentes versões tradicionais destes contos, encontradas em fontes impressas da tradição oral moderna portuguesa (sec. XIX e XX).
- Teorias e práticas de formação e de supervisãoPublication . Ruivo, JoãoSão objeto deste estudo a formação inicial de professores e formação de professores em serviço. É dada especial atenção a: 1 - formação de professores em serviço, tomado como um continuum cujo ponto de partida é a formação inicial de professores. 2 – futuros professores de indução; 3 - a dificuldade que é a desconexão entre o ensino teórico e prático no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Organização escolar, estrutura curricular e cultura escolar são referidos como variáveis que influenciam a formação acima mencionadas. O estudo também analisa vários modelos de formação de professores e paradigmas em relação com as diferentes técnicas de supervisão. É dada uma projeção especial à supervisão clínica e ao desenvolvimento de competências analíticas, críticas e reflexivas dos professores. Por fim, o estudo analisa o ajustamento entre as estratégias de modelos de formação e estágios que são seguidas pelos professores durante as suas carreiras, mostrando a importância dos sintomas considerados como indicadores de resistência na mudança de atitudes e, portanto, em inovação e re-inovação dos sistemas educativos.
- A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica.Publication . Petrica, JoãoCom a presente pesquisa pretendia-se saber se a implementação de um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica dos futuros professores de Educação Física para o segundo ciclo do ensino básico, assente numa estratégia de leccionação de aulas de microensino aos seus pares, se assumia como um bom treino em relação ao modo como era gerido o tempo de aula, aos comportamentos de ensino, aos comportamentos de feedback, e aos comportamentos dos alunos, com particular destaque para o seu empenhamento motor, em função da aula ter sido ensinada por um professor ou uma professora, da modalidade desportiva leccionada e do local onde ocorreu. Para tal, foram observadas sessenta lições de microensino, com a duração de doze minutos, leccionadas por estudantes de Educação Física a seis alunos seus colegas e registadas em vídeo, através do recurso a sistemas de observação que nos permitem estudar de forma sistemática e objetiva aquelas perspectivas do comportamento do professor e o comportamento dos alunos. Concluiu-se que o modelo pode constituir uma boa experiência com vista a um melhor desempenho futuro, particularmente se tiver em atenção as recomendações resultantes da análise efectuada.
- A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica.Publication . Petrica, JoãoCom a presente pesquisa pretendia-se saber se a implementação de um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica dos futuros professores de Educação Física para o segundo ciclo do ensino básico, assente numa estratégia de leccionação de aulas de microensino aos seus pares, se assumia como um bom treino em relação ao modo como era gerido o tempo de aula, aos comportamentos de ensino, aos comportamentos de feedback, e aos comportamentos dos alunos, com particular destaque para o seu empenhamento motor, em função da aula ter sido ensinada por um professor ou uma professora, da modalidade desportiva leccionada e do local onde ocorreu. Para tal, foram observadas sessenta lições de microensino, com a duração de doze minutos, leccionadas por estudantes de Educação Física a seis alunos seus colegas e registadas em vídeo, através do recurso a sistemas de observação que nos permitissem estudar de forma sistemática e objectiva aquelas perspectivas do comportamento do professor e o comportamento dos alunos. Concluiu-se que o modelo pode constituir uma boa experiência com vista a um melhor desempenho futuro, particularmente se tiver em atenção as recomendações resultantes da análise efectuada.