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Advisor(s)
Abstract(s)
Dentro do contexto delineado, pretende-se provar como os contos de Miguel Torga praticam uma pedagogia persuasiva, mas subtil (sem moralismo de catequese), através da veiculação de valores debatidos por personagens que põem em relevo o humano e a sua expressão, guiada pelo instinto ou pela vontade, sempre numa procura de aprender a vida.
A metodologia do trabalho obedece a um plano que implicará, na primeira parte, o estudo da teoria do conto, as suas características distintivas e relações com outras formas de arte. Num segundo momento incidirá sobre o texto literário, sua máscara comunicativa e os pontos nevrálgicos de efeito-ideologia, decorrente sobretudo dum efeito-personagem, pois é a personagem uma categoria importante da narrativa, a condição sine qua non desta. Seguir-se-á uma reflexão sobre os valores e sua importância. Finalmente, perseguindo o objetivo principal, o estudo dos contos de Torga nunca perdendo de vista o seu valor formativo, incidindo-se no efeito-personagem e no efeito-ideologia, tendo em vista o levantamento dos valores latentes ou manifestos, fazendo da sua emergência uma reflexão sobre uma pedagogia inerente e a profunda humanidade que é peculiar na obra torguiana.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na área de ensino da literatura portuguesa, para provas públicas do concurso para professor coordenador
Keywords
Os Contos de Miguel Torga Valor formativo Teoria do conto Texto literário Efeito-ideologia Efeito-personagem
Citation
BARATA, Maria de Lurdes Gouveia da Costa (1995) - Miguel Torga : contista : valores e pedagogia. Castelo Branco : ESE. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 269 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.