Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Binder1.pdf8.52 MBAdobe PDF Download
Binder2.pdf5.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com a presente pesquisa pretendia-se saber se a implementação de um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica dos futuros professores de Educação Física para o segundo ciclo do ensino básico, assente numa estratégia de leccionação de aulas de microensino aos seus pares, se assumia como um bom treino em relação ao modo como era gerido o tempo de aula, aos comportamentos de ensino, aos comportamentos de feedback, e aos comportamentos dos alunos, com particular destaque para o seu empenhamento motor, em função da aula ter sido ensinada por um professor ou uma professora, da modalidade desportiva leccionada e do local onde ocorreu. Para tal, foram observadas sessenta lições de microensino, com a duração de doze minutos, leccionadas por estudantes de Educação Física a seis alunos seus colegas e registadas em vídeo, através do recurso a sistemas de observação que nos permitissem estudar de forma sistemática e objectiva aquelas perspectivas do comportamento do professor e o comportamento dos alunos. Concluiu-se que o modelo pode constituir uma boa experiência com vista a um melhor desempenho futuro, particularmente se tiver em atenção as recomendações resultantes da análise efectuada.

Description

Dissertação apresentada com vista à realização de Provas Públicas para Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para a área científica de educação física.

Keywords

Supervisão Microensino Análise de ensino Comportamentos de ensino Empenhamento motor

Citation

PETRICA, João Manuel Patrício Duarte (1997) - A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 366 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License