Repository logo
 
Publication

Aprender através do recurso digital Pixton : uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1º CEB

dc.contributor.authorAntunes, Ana Catarina Mendes
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2017-01-17T09:40:13Z
dc.date.available2017-01-17T09:40:13Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA investigação foi realizada no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Pratica de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3o ano composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação e tentar compreender os potenciais que a utilização do Software ≪Pixton≫ poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo e uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo ≪Pixton≫. A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: ≪Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?≫ Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1º CEB; explorar o recurso digital ≪Pixton≫ com vista a sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital ≪Pixton≫; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente as potencialidades do recurso digital ≪Pixton≫. Por forma a dar resposta a questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada.pt_PT
dc.description.abstractThe research was conducted under the master's degree in Preschool Education and Basic Education. The study was conducted at the Basic School of Boa Esperanca at Castelo Branco, along the Supervised Teaching Practice (PES) with a 3rd year class that was composed of 21 students. The aim of this research is to try to understand the potential that the use of the Software 'Pixton "can bring to the teaching / learning process. He tried to understand whether the use of educational software is a good teaching tool and learning through the results obtained from the construction of the comic on paper and in digital form in the educational software "Pixton." The key issue that focused the study was: "Can the use of the computer, in developing a digital comics, create better conditions in the teaching / learning process in the area of the Environmental Studies?" From this question problem the defined objectives were to promote the use of ICT in the teaching-learning process in Basic Education; explore digital resource "Pixton 'with a view to their use in an educational context; create better conditions for teaching /learning in the 3rd year of the Basic Education in Environmental Studies, through the use of digital resource "Pixton"; gather the views of students and teachers about the potential of the digital resource "Pixton." In order to address the central question of research and the stipulated objectives, a qualitative nature of research that fell in a research-action it was developed. Thus, data collection techniques were used as participant observation, field notes, questionnaire surveys, photographic records and the semistructured interview.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationANTUNES, Ana ; GIL, Henrique (2016) - Aprender através do recurso digital Pixton: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1º CEB. In Congresso Internacional das TIC na Educação, 4, Lisboa, 8-10 de setembro – tecnologias digitais e a escola do futuro : atas. Lisboa : Universidade de Lisboa. p. 447-460.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5425
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectRecursos educativos digitaispt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectEducational digital resourcespt_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleAprender através do recurso digital Pixton : uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1º CEBpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage460pt_PT
oaire.citation.startPage447pt_PT
oaire.citation.titleIV Congresso Internacional das TIC na Educação : tecnologias digitais e a escola do futuropt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprender atraves do recurso digital pixton.pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: