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Abstract(s)
Neste artigo apresenta-se a calibração do modelo estrutural de uma ponte ferroviária com um vão simplesmente apoiado de 23.5 metros em betão pré-esforçado, para a qual se possuem medições da resposta de aceleração vertical do tabuleiro quando sujeita à passagem de tráfego real. O estudo é complementado com o cálculo e comparação da resposta dinâmica da ponte quando sujeita à passagem de dois tipos de composição ferroviária: uma locomotiva e o comboio de alta velocidade alemão ICE2. Nesta análise são definidas duas metodologias para o cálculo da resposta, nomeadamente, o modelo das forças rolantes e a interacção do sistema veículo/via férrea/ponte em que são utilizados três diferentes modelos dinâmicos de via férrea.
Description
Keywords
Dinâmica estrutural Pontes ferroviárias Comboios de alta velocidade Via férrea balastrada Medições
Pedagogical Context
Citation
RIGUEIRO, Constança; REBELO, Carlos; SILVA, Luís S. da (2006) - Resposta em frequência de pontes ferroviárias considerando a interacção veículo/balastro/ponte. In Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas, 4, Lisboa, 13-16 Dezembro. [S.l.: s. n.]. p. 1-18
