Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As TIC e as práticas docentes : a utilização do software educativo ‘escola virtual’ na prática de ensino supervisionada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo completo_As_TIC_e as Práticas Docentes.pdf802.31 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual-3ºano». Tendo em consideração o facto da utilização das TIC no processo de ensino e de aprendizagem não ser ainda muito comum, pretendeu-se introduzir novas práticas e novas abordagens num contexto educativo frequentado pelos nativos digitais. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista, que integrou o estudo de caso e a investigação-ação, tendo sido aplicados questionários aos alunos, registo de observações das aulas e entrevistas aos professores do 1º CEB pertencentes ao agrupamento, com o objetivo de se proceder a uma posterior triangulação de dados. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador. Foi possível verificar-se uma fácil e rápida adaptação na utilização do software educativo, em especial, por parte dos alunos que lhes permitiu um maior envolvimento nas atividades que foram implementadas. Um outro dado apurado, ao qual se confere um destaque especial, tem a ver com o facto da utilização de um software educativo possuir, quase sempre, um contexto mais lúdico. Tendo em conta os resultados de investigações (nacionais e internacionais) que referem o uso preferencial das TIC para jogar, a utilização da ‘Escola Virtual’, ao combinar o aspeto lúdico e o aspeto ‘curricular’ conseguiu que se facilitasse a concretização dos educativos previamente definidos.

Description

Keywords

Software educativo TIC PES Escola virtual

Pedagogical Context

Citation

GIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2014) - As TIC e as práticas docentes : a utilização do software educativo ‘escola virtual’ na prática de ensino supervisionada. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 963-970.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

CC License