Repository logo
 
Publication

Quizzes matemáticos na avaliação formativa das aprendizagens por alunos de 1.º ano de escolaridade

dc.contributor.authorAntunes, Tânia Sofia Loureiro
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.date.accessioned2023-03-27T10:57:04Z
dc.date.available2023-03-27T10:57:04Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractApresenta-se um estudo desenvolvido na modalidade de ensino a distância, envolvendo alunos do 1.º ano de escolaridade. Ao longo de cinco semanas foram criados instrumentos de avaliação formativa na forma de questionários com elementos característicos de jogos digitais, envolvendo tarefas relacionadas com os conteúdos matemáticos lecionados (Quizzes matemáticos). Foram objetivos do estudo: (i) conhecer as emoções experienciadas por alunos do 1.º ano de escolaridade (6-7 anos) na realização de Quizzes matemáticos; (ii) analisar o valor de Quizzes matemáticos na avaliação formativa em matemática. O estudo, de índole qualitativo, seguiu um desenho de investigação-ação. As conclusões apontam a prevalência de emoções positivas e, pontualmente, emoções negativas e que os Quizzes favoreceram a integração de estratégias de avaliação em atividades de aprendizagem e a autorregulação das aprendizagens, cumprindo os propósitos da avaliação formativa.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: We present a study developed in distance education modality with children from the 1st year of primary education. Over five weeks, formative assessment instruments were created in the form of a questionnaire with elements characteristic of digital games, involving tasks related to mathematical content (mathematical Quizzes). The aim of this study was to: (i) know the emotions experienced by children of the 1st year (age 6-7) in the realization of mathematical Quizzes; (ii) analyze the value of Quizzes in the formative assessment in mathematics. A qualitative methodology was adopted, supported by an action-research design. The conclusions point the prevalence of positive emotions and, punctually, negative emotions and that the math Quizzes favored the integration of evaluation strategies in learning activities and the self-regulation of learning, fulfilling the purposes of formative evaluation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, T., & Jorge, F. R. (2023). Quizzes matemáticos na avaliação formativa das aprendizagens por alunos de 1.º ano de escolaridade. In Jorge, F. R., Paixão, F., & Silveira, P. (coords.), A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção - Volume II (pp. 111- 123). Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISBN 978-989-53931-4-5.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53681/2023.l03/04pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53931-4-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8445
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRecursos digitaispt_PT
dc.subjectQuizzespt_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.subjectFormative assessmentpt_PT
dc.subjectDigital resourcespt_PT
dc.titleQuizzes matemáticos na avaliação formativa das aprendizagens por alunos de 1.º ano de escolaridadept_PT
dc.title.alternativeMathematical Quizzes in the formative assessment of learning by 1st year studentspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage123pt_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
texto1-cap-livro_antunes-jorge.pdf
Size:
360.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: