Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Das concepções sobre a inclusão dos professores do 1º ciclo do ensino básico a uma proposta didática nas ciências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Paula Nunes Beirão.pdf105.46 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As crianças com necessidades educativas especiais estão, actualmente, a beneficiar de uma educação que decreta a sua inclusão nas salas de aula e a adopção de um currículo único. São alterações que reclamam uma mudança acentuada de ambientes e de papéis, concretamente do papel atribuído ao professor, no que espeita às suas práticas, atitudes e percepções. Durante a Formação Inicial de Professores afluem questões relacionadas com a vida escolar e criam-se bases para a construção do perfil do professor. Por isso, selecionou-se esse contexto, de ensino superior, junto dos alunos finalistas, para se apurar quais as concepões dos futuros professores, relativamente a uma Educação Inclusiva. A partir dos resultados obtidos, por via dos questionários, elaborou-se um Proposta Didáctica para todos os alunos, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências, a partir da temática “Flutuação”. Esta foi considerada muito adequada por um grupo de seis professores experientes.

Description

Trabalho de Projecto Final Apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.

Keywords

Educação inclusiva Formação inicial de professores Professor Ensino experimental das ciências

Pedagogical Context

Citation

BEIRÃO, Paula Nunes Gomes Dias Maltez (2010) - Das concepções sobre a inclusão dos professores do 1º ciclo do ensino básico a uma proposta didáctica nas ciências. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 151 f. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License