Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.07 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A estabilidade dos comportamentos de ensino é conhecida pela importância que assume no domínio da formação inicial, em exercício e contínua dos professores, principalmente no que se refere aos processos de modificação comportamental com vista à eficácia do ensino.
A pesquisa orientou-se no sentido de procurar conhecer a variabilidade dos comportamentos de ensino do professor de Educação Física ao longo das suas aulas e também em função da leccionação de modalidades desportivas diferentes em dois professores, um do Ensino Básico e outro do Ensino Secundário.
Os resultados apontam, de um modo geral, a existência de uma variabilidade assinalável na maioria das categorias comportamentais utilizadas, independentemente das modalidades desportivas leccionadas. Consequentemente, quaisquer que sejam a ou as modalidades ensinadas, parece não ser aconselhável a observação de um número reduzido de aulas a um professor, sob pena de poder ser efectuada uma apreciação incorrecta dos seus comportamentos de ensino. As diferenças observadas nos dois professores em relação às categorias de algumas dimensões comportamentais parecem reforçar a ideia da necessidade de implementar uma formação de professores diferenciada de acordo com o nível de ensino onde irão leccionar.
Description
Keywords
Análise de ensino Comportamentos de ensino Variabilidade Estabilidade
Citation
PETRICA, João (1996) - A estabilidade dos comportamentos relacionados com as principais funções de ensino do professor de educação física. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN n.º 0873-0504. Ano II, n.º 2, p. 127-156.
Publisher
IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco