Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.11/2519
Título: | Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio |
Autor: | Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves |
Orientador: | Martins, Daniel Raposo Silva, José Miguel Gago da |
Palavras-chave: | Identidade visual corporativa Estágio Marca gráfica Design Corporate branding Trainee Graphic design Design |
Data de Defesa: | 2014 |
Resumo: | Considerando a Identidade Visual Corporativa enquanto campo
de investigação, o tema deste trabalho trata das etapas e processos de
design dos signos de identidade. Trata-se de um projeto de investigação
intervencionista, desenvolvido em contexto de estágio e que procura
confrontar alguns modelos de autores reputados com a prática em contexto
de trabalho.
Os objetivos deste trabalho de investigação através do design,
passam pela explanação de alguns processos e etapas de projeto de
Identidade Visual Corporativa, recomendadas por alguns autores consultados,
e do seu confronto com as experiências obtidas em contexto
de estágio curricular na empresa “Celeuma — Creative Agency”.
O processo de investigação assenta numa metodologia mista que
se subdivide numa fase não intervencionista e numa outra intervencionista
ativa em contexto de estágio.
Os dados obtidos permitiram aferir que existem diferenças entre
os modelos sistematizados dos autores e os processos adotados em contexto
de trabalho, por questões de tempo, pela relação entre a empresa
e os clientes, mas sobretudo pela ausência de modelos e de cultura
de trabalho que valorize estas práticas. Considering the Corporative Visual identity as a field of research, the main topic of this work is related with the steps to design signs of identity. It is an interventionist research project, developed in probation context and seeks to confront some models proposed by reputed authors with the results obtained in workplace. The goals of this research work are the explanation of some processes and steps in projects of corporative visual identity, recommended by some authors, and compare them with experiences obtained in a traineeship at “Celeuma - Creative Agency”. The research process is based on a mixed methodology which is divided in a non-interventionist phase and in an active interventionist phase in probation context. The collected data allowed to assess that there are differences between the systematized models from authors and the processes adopted in workplace context, because of time issues, because the relationship between the company and the costumers, but especially by the absence of models and work culture that values this practices. |
Descrição: | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.11/2519 |
Designação: | Mestrado em Design Gráfico |
Aparece nas colecções: | ESART - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TM_TANIA_FERREIRA.pdf | 8,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.