Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/6285
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Carlos-
dc.date.accessioned2018-11-29T13:31:52Z-
dc.date.available2018-11-29T13:31:52Z-
dc.date.issued2016-10-13-
dc.identifier.citationSampaio, C. A. F. (2016). La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural. Universidad de Extremadura.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6285-
dc.description.abstractO setor do turismo representa uma grande contribuição no produto interno de muitos países. De igual modo, o subsetor da indústria hoteleira contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento económico. A orientação para o mercado é uma área do conhecimento que sofreu grandes desenvolvimentos, essencialmente a partir do início da década de 1990, contribuindo para colocar o cliente no centro da atividade das empresas. Apesar dos avanços verificados no estudo da orientação para o mercado não se conhecem estudos de carácter internacional que abranjam este setor. De igual modo, os instrumentos de medida da orientação para o mercado desenvolvidos até hoje têm por base essencialmente o setor industrial e do comércio. Esta investigação procura essencialmente desenvolver um novo modelo de medida da orientação para o mercado e estudar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho de empresas do setor hoteleiro em contexto internacional. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por empresas de países da Europa Ocidental para testar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho empresarial e avaliar os efeitos da orientação para o mercado nas várias variáveis do modelo. Comparativamente a uma escala de medida da orientação para o mercado desenvolvida anteriormente, os resultados indicam que o modelo de medida da orientação para o mercado desenvolvido apresenta melhores características psicométricas. Por outro lado, os resultados do modelo estrutural indicam evidências de um efeito positivo da orientação para o mercado no desempenho empresarial, pelo menos em alguns dos contextos em estudo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad de Extremadurapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectOrientação para o mercadopt_PT
dc.subjectHotéispt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMedição com escalaspt_PT
dc.titleLa orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross culturalpt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Aparece nas colecções:ESGIN - Livros ou capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TDUEX_2016_Sampaio_CA.pdf8,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.