ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Abrantes, Maria Manuela Cravo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias para o sucesso no ensino da formação musicalPublication . Gravito, Margarida Isabel Gonçalves da Fonseca; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Abrantes, Maria Manuela CravoO presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Classe de Conjunto, nas turmas de Formação Musical IV grau e Coro Juvenil, no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Numa primeira parte do relatório centramo-nos no conhecimento do contexto, da escola e do ensino. São apresentadas descrições e apontamentos sobre as aulas durante o nosso desempenho como docente nas disciplinas de Formação Musical IV e Coro Juvenil, assim como disponibilizadas as planificações, reflexões e material utilizado. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “ – Estratégias para o sucesso no ensino da Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: - Que estratégias usar para melhorar as competências dos alunos na Formação Musical? - Que experiências/atividades mais motivam os alunos nas aulas de Formação Musical? A investigação baseou-se na análise da problemática do Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da escola do ensino especializado – Conservatório; seleção das turmas, planificação e lecionação de aulas, recolha de dados e registos de observação, realização de inquéritos, recolha e análise dos dados e das reflexões produzidas, com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Como instrumentos adotados destacam-se as referências bibliográficas, fichas de trabalho, os questionários, as ferramentas de trabalho estatístico e informático. Concluindo, e de acordo com os objetivos da investigação, as estratégias adotadas parecem levar à melhoria das competências na classe de formação musical e as atividades que mais motivam os alunos foram tido em conta durante o ano letivo.