ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
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- 1 Question 10 answers. An exercise to examine methods of non-fiction story-making and processes of interpretationPublication . Bertolotti, Elisa; Serbanescu, Anca'1 pergunta 10 respostas' é um exercício didáctico, concebido para investigar a noção de interpretação na concepção da comunicação, e para reflectir sobre questões que surgem na criação de narrativas de não-ficção. Em particular, esta investigação analisa a relação entre o entrevistador e o entrevistado, bem como os dispositivos poéticos de recolha, tabulação e repetição na narração de histórias. Os exercícios discutidos neste projecto foram aplicados em vários contextos educativos: inicialmente a partir de 2017-2019 no módulo de Tipografia do BA em Design na Universidade da Madeira (Madeira, Portugal), e posteriormente em Fevereiro de 2021 durante um workshop intensivo com alunos de MA em Comunicação na Escola de Design do Politécnico de Milão (Milão, Itália).O exercício consistiu em colocar uma pergunta a dez pessoas e recolher as suas respostas narrativas, antes de explorar a forma como estas poderiam ser interpretadas como textos e traduzidas em artefactos. Os resultados produzidos pelos estudantes da Universidade da Madeira foram pequenos livros, enquanto os estudantes do Politecnico di Milano inventaram sistemas de comunicação dentro de vários tipos diferentes de meios de comunicação. Este artigo discute "as regras do jogo" aplicadas durante os exercícios, descreve o processo de aprendizagem, e analisa vários trabalhos realizados pelos estudantes, reflectindo sobre o delicado equilíbrio que existe entre um trabalho de interpretação e os processos de diálogo e de escuta activa.
- 1.º Festival de Música NATURTEJOPublication . Raimundo, José Martins1.º Festival de Música NATURTEJO.
- 1927-2017, 90 anos depois, a materialidade gráfica da Revista Presença : uma investigação com contributo histórico para o design gráfico portuguêsPublication . Serejo, CristianaO interesse, a curiosidade e a pesquisa pessoal em torno do modernismo português, em particular da revista Presença, levaram a concluir pela existência de uma lacuna ao nível do que se sabe sobre a relação entre as escolhas e decisões gráficas e o ideário modernista. Com este artigo pretende-se apresentar o essencial uma investigação de doutoramento que definiu, entre outros objetivos, o de contribuir para a história da revista Presençana perspectiva específica da área do design gráfico. Pela descoberta e clarificação de aspetos do grafismo e da expressão da tipografia foi possível evidenciar, também nesta área e a par dos conteúdos literários, artisticos e ideológicos, os fatores que permitem tê-la como exemplo do modernismo português. Na investigação apresentada, partindo do pressuposto que as capacidades compostivas e semânticas dos caracteres móveis desta revista são uma das bases da sua materialidade, procurou-se mostrar que o modo como foram utilizados, para além de visar a enfatização e o reforço dos conteúdos escritos, se constitui como uma espécie de 'narrativa paralela' de idêntico sinal estético. Em sequência, pretendeu-se também evidenciar o modernismo da revista a partir da análise crítica e interdisciplinar do seu tratamento gráfico e tipográfico. O objeto e os objetivos de investigação levaram à adoção de uma metodologia geral de estudo de caso (centrado exclusivamente na revista Presença, embora com incursões noutras revistas da época no sentido de encontrar as semelhanças e as diferenças que a confirmam como um dos exemplos do modernismo português), numa abordagem qualitativa de caráter heurístico (dada a inexistência de estudos ou de artigos sobre os aspectos gráficos caracterizadores da Presença, foi necessária a adopção de meios de procura e descoberta de informações, todas elas bastante dispersas como, por exemplo, correspondência entre os responsáveis e com os técnicos de impressão, conversas e entrevistas com antigos trabalhadores das oficinas gráficas, análise dos tipos de letras…), que se aproxima das preocupações filosóficas sistémicas (entendeu-se que qualquer análise, em qualquer âmbito, deveria ter como suporte todo o conjunto definidor do sistema global onde a Presença estava inserida - política e historicamente, económica e financeiramente, humana e culturalmente… - para que qualquer conclusão pudesse ter um sentido compreensível em termos mais globais e profundos do que aqueles que, por norma, oferecem as abordagens mais lineares). Para além da ulização metodologias mistas de investigação histórica em casos especificamente documentais, no âmbito geral da recolha e da análise de dados, procedeu-se à operacionalização do modelo de análise criado para organizar e relacionar a constelação dos conceitos base, cujo design se baseia na teoria da forma de Kandinsky(Bauhaus) e se configura como um diagrama multidimensional. Assim, num processo de retroalimentação das várias partes do estudo, este mesmo modelo serviu tanto ao desenvolvimento conceptual do trabalho como de guia na análise da materialidade gráfica da Presença, realçando-se o seu potencial para se adaptar à análise de outros objetos gráficos.
- Abertura do curso básico de cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real : experiência pedagógicaPublication . Filipe, Tadeu Anselmo Lopes; Santos, João Paulo Janeiro dosO presente trabalho integra-se no Mestrado em Ensino de Música tendo o enfoque na prática de ensino supervisionada realizada no ano letivo de 2018/2019, sendo suportada no trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em dois estabelecimentos distintos: a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo – Linda-a-Velha e Conservatório Regional de Música de Vila Real. A primeira e segunda partes contemplam o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, desde a contextualização dos estabelecimentos de ensino, do meio envolvente, a caraterização dos alunos de instrumento e da classe de conjunto, o relatório das atividades pedagógicas e, por fim, uma reflexão crítica à minha prática pedagógica na lecionação de Cravo. Na terceira parte é exposto o Projeto de Investigação denominado: Abertura do Curso Básico de Cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real: Experiência Pedagógica, onde se retratam os principais acontecimentos inerentes a este projeto, desde a aquisição de um cravo, a criação do Ensemble de Música Antiga e a elaboração do Programa comum de Cravo e Órgão a ser implementado no ano letivo 2020/2021
- Os abobadamentos pétreos na arquitectura tardo-medieval do Ciclo Bracarense - a influência do Norte de Espanha (Burgos)Publication . Silva, Ricardo J. Nunes daO presente trabalho procura abordar a construção, a técnica e as respectivas influências existentes nas formas abobadadas da arquitectura tardo-medieval do ciclo de Braga e sua área circundante. O ponto de partida para esta análise recai, desde logo, nos construtores oriundos do Norte de Espanha, mais precisamente do ciclo Burgos que se fixam em Braga e na sua orla. Desse modo, podemos salientar que estes mestres foram fundamentais para a inovação das formas arquitectónicas, introduzindo uma torrente renovadora no modo de construir arquitectura, em especial as novas tipologias de abóbadas que, dessa maneira, introduziram no nosso território as mais perenes novidades conceptuais em voga pela Europa e, em especial, pelo território espanhol.
- Abordagem ao estudo do 1.º andamento do concerto para violino e orquestra op. 61 de L. v. BeethovenPublication . Batista, Maria João Salgado da Silva; Trindade, Augusto DanielUm dos elementos fundamentais para o sucesso de qualquer instrumentista é saber estudar. Sendo isto uma premissa de qualquer músico, o presente trabalho tem como objetivo principal a necessidade de se realizar um estudo organizado para os violinistas em determinada obra. Ao longo do trabalho, serão apresentados exercícios específicos para as várias secções do 1º andamento do Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 61, de Ludwig van Beethoven, segundo propostas de diversos autores como R. Gerle, H. Jorgensen, I. Galamian, S. Hallam, O. Ševčík, S. Fischer e E. Romanov. As recomendações dos diversos autores foram utilizadas na elaboração de um modelo de estudo e criação de exercícios que serviram como base na preparação de uma apresentação pública. Em suma, o objetivo principal deste trabalho é fazer uma abordagem aos vários mecanismos de estudo da obra contribuindo assim para uma performance de sucesso.
- Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método RollandPublication . Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da; Pinho, José Francisco Bastos Dias deO presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto, realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide na reeducação dos movimentos incorretos e correção dos problemas de posturas já interiorizados em alunos de violino numa fase inicial da aprendizagem. Pretende-se construir um plano de correção com exercícios da metodologia de Paul Rolland para a aquisição de hábitos corretos de postura e manipulação do instrumento para uma boa execução. Com este trabalho, pretende-se também verificar as vantagens do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.
- Abordagem musical ao desenvolvimento cognitivo e social de crianças com PEAPublication . Domingues, Daniel Filipe da Costa; Raimundo, José Filomeno Martins; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas planificações e reflexões de aulas observadas, lecionadas e partilhadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras atividades realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, assim como com uma reflexão final sobre a mesma. Em relação à unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projeto cujo objetivo foi abordar o impacto que estímulos musicais têm no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com autismo. Esta abordagem foi criada através da implementação e análise de uma série de estímulos, inicialmente apenas sonoros, prosseguindo e evoluindo para estímulos musicais e de géneros variados. Os resultados foram obtidos através de observação direta aquando a implementação do estímulo, sendo este analisados através da demonstração de prazer ou relaxamento por parte dos sujeitos. Por último foram retiradas conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspetos positivos e resultados da investigação realizada.
- Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método SuzukiPublication . Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de; Massacote, Ilídio José Viegas Martinho; Teche, Cleverson João ZavattoO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.
- A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicosPublication . Pires, Mónica Santos; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Alves, Nelson Jorge MachadoO presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado na Escola de Música de Esposende, durante o ano letivo de 2020/2021. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, delineando estratégias de superação que ajudem os alunos a superar as suas dificuldades e verificar como os alunos lidam com a ansiedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de alunos da Escola de Música de Esposende e Professores que lecionem em escolas de Ensino Artístico.