ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by Author "Afonso, Tiago José Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumentoPublication . Afonso, Tiago José Oliveira; Trindade, Augusto Daniel de OliveiraO presente trabalho, inserido nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto, está dividido em duas partes. Inicialmente, será apresentada a investigação do Projeto de Ensino Artístico e, seguidamente, será apresentado o dossier sucinto da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2013/2014. Parte I Foi feita uma reflexão sobre o estado da arte: O violino é um instrumento que requer a adoção de posturas um pouco antinaturais exigindo níveis de ativação muscular constantes e a otimização da coordenação e da motricidade fina. Para que seja possível exprimir sentimentos através da música, é fundamental o domínio da técnica violinística. Devido à elevada plasticidade neuronal, a infância é a melhor idade para desenvolver a coordenação e a motricidade fina, essenciais para a aquisição de uma técnica violinística que permita a exploração da expressão musical. Existem, na literatura dedicada ao violino, diversos exercícios para trabalho técnico. No entanto, trata-se de bibliografia maioritariamente escrita em inglês e de difícil compreensão por parte das crianças entre os 6 e os 10 anos. Parte II A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Academia de Música de Paços de Brandão sob a orientação da professora Alexandra Trindade. Ao longo das aulas individuais de instrumento de uma aluna do segundo grau foram trabalhadas várias obras, escalas e vários estudos de acordo com o grau de ensino em questão, foram incutidos hábitos de estudo, foram fornecidas ferramentas para alcançar o sucesso nas dificuldades e otimizar o seu estudo e, para além de outros aspetos, foram realizados exercícios técnicos de forma a melhorar as suas caraterísticas técnicas. A aluna cumpriu de forma satisfatória os objetivos das aulas e adquiriu as competências exigidas para concluir o segundo grau de instrumento. Na disciplina de classe de conjunto, os objetivos propostos no início do ano letivo foram cumpridos e superados e o trabalho, não só de conjunto, mas também de naipes, teve os seus resultados na excelência do trabalho final apresentado. O principal objetivo deste Projeto de Ensino Artístico é a compilação e a adaptação de exercícios da técnica violinística para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Trata-se de uma revisão da literatura e, portanto, de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Para cada exercício sugerido são apresentadas as compilações de diferentes pedagogos, seguindo-se a descrição detalhada do exercício para professores e pais e, por último, para as crianças entre os 6 e os 10 anos. VIII Muito embora este trabalho contribua para a revisão e exploração da literatura existente, são necessários trabalhos experimentais futuros sobre a adaptação dos exercícios à faixa etária em questão, de modo a complementar este projeto.