ESART - Teses de Doutoramento
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Browsing ESART - Teses de Doutoramento by Author "Carvalhinho, Miguel"
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- Música de tradição oral em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, S. Vicente da Beira, Soalheira e Souto da CasaPublication . Carvalhinho, Miguel; Barrios Manzano, Maria del PilarOs objectivos do presente trabalho são os seguintes: • Recolher as canções que se cantam em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, São Vicente, Soalheira e Souto da Casa; • Fazer a análise musical das canções; • Fazer a análise semântica do texto das canções; • Fazer a análise formal do texto das canções; • Descrever o contexto em que se cantavam as canções; • Fazer o estudo comparativo entre as canções recolhidas neste trabalho e as de outros cancioneiros portugueses; Delinear estratégias de difusão deste repertório no ensino vocacional e ensino superior de música; • Delinear estratégias de difusão deste repertório em recitais.
- Viola Beiroa: una perspectiva pedagógicaPublication . Carvalhinho, Miguel; del Olmo Barros, María Jesús; Muñoz Rubio, EnriqueA denominação Viola, relativo a um instrumento musical de corda com uma caixa de ressonância em forma de 8 e um braço, existe em Portugal desde o século XV. O termo Viola de Arame é referenciado a partir do século XVIII. A Bandurra ou Viola foi identificada por Jaime Lopes Dias (Dias, 1944) na segunda década do século passado e classificada como Viola Beiroa, pertencente à família das violas de arame portuguesas, por Ernesto Veiga de Oliveira na década de 60 (Oliveira, 1966), identificando ainda o último tocador o Ti Manel Moreira. Oriunda da zona centro Leste do país este instrumento era considerado raro e em risco de extinção. Em 2012 iniciámos um projeto de revitalização da Viola Beiroa promovido pela Fundação Inatel desenvolvendo várias ações abrangendo a catalogação de instrumentos existentes, a identificação e criação de repertório, cursos de formação de tocadores, cursos de construção de instrumentos, gravação de CDs, divulgação em atuações públicas, divulgação nos meios de comunicação social e na internet. Indissociável deste projeto, o presente trabalho pretende avaliar a pertinência e o interesse em integrar este instrumento na oferta formativa das escolas do ensino oficial de música em Portugal. Propõe uma série de estudos e peças, explorando a capacidade que este instrumento tem para fazer melodia acompanhada, que poderão integrar um programa do ensino oficial. Contempla ainda 3 estudos com grupos específicos e uma proposta didática que foi experimentada e avaliada por reconhecidos instrumentistas profissionais.