Browsing by Author "Alves, Marta Susana Fernandes"
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- As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)Publication . Martins, Ernesto Candeias; Alves, Marta Susana FernandesA relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.
- Relação escola–família : percepções de algumas famílias de crianças com necessidades educativas especiais matriculadas no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Alves, Marta Susana FernandesA relação entre a Escola e a Família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente quando se trata de crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização, nos quais elas crescem e se desenvolvem. Com este trabalho pretendemos compreender como é percepcionada essa relação por 10 famílias de crianças com necessidades educativas especiais a frequentar o 1º ciclo do ensino básico português. Este estudo estrutura-se por uma fundamentação teórica que conduz à sua concretização prática. Assim, pelo acesso aos conceitos de Necessidades Educativas Especiais, Escola, Família e Relação Escola-Família, procuramos abordá-los numa perspectiva Ecológica e Sistémica do Desenvolvimento Humano. Desta primeira parte, sobressai a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação e a participação e envolvimento dos pais na escola. A metodologia deste trabalho é de índole qualitativa visto que pretendemos compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Para a sua concretização prática, recorremos à entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Finalmente, podemos alegar como matriz para outras reflexões ou conclusões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, pois só assim pode formar os pais de modo a capacita-los para uma comunicação mais eficiente, para um envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.
