| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.34 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A relação entre a Escola e a Família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente quando se trata de crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização, nos quais elas crescem e se desenvolvem.
Com este trabalho pretendemos compreender como é percepcionada essa relação por 10 famílias de crianças com necessidades educativas especiais a frequentar o 1º ciclo do ensino básico português.
Este estudo estrutura-se por uma fundamentação teórica que conduz à sua concretização prática. Assim, pelo acesso aos conceitos de Necessidades Educativas Especiais, Escola, Família e Relação Escola-Família, procuramos abordá-los numa perspectiva Ecológica e Sistémica do Desenvolvimento Humano. Desta primeira parte, sobressai a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação e a participação e envolvimento dos pais na escola.
A metodologia deste trabalho é de índole qualitativa visto que pretendemos compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Para a sua concretização prática, recorremos à entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos.
Finalmente, podemos alegar como matriz para outras reflexões ou conclusões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, pois só assim pode formar os pais de modo a capacita-los para uma comunicação mais eficiente, para um envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.
Description
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Relação escola-família Paradigma ecológico e sistémico
Pedagogical Context
Citation
ALVES, Marta Susana Fernandes (2011) - Relação Escola – Família : percepções de algumas famílias de crianças com necessidades educativas especiais matriculadas no 1º ciclo do ensino básico. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 104 f. Dissertação de Mestrado.
