Publication
Relação escola–família : percepções de algumas famílias de crianças com necessidades educativas especiais matriculadas no 1º ciclo do ensino básico
| dc.contributor.author | Alves, Marta Susana Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2012-03-09T17:06:52Z | |
| dc.date.available | 2012-03-09T17:06:52Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
| dc.description.abstract | A relação entre a Escola e a Família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente quando se trata de crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização, nos quais elas crescem e se desenvolvem. Com este trabalho pretendemos compreender como é percepcionada essa relação por 10 famílias de crianças com necessidades educativas especiais a frequentar o 1º ciclo do ensino básico português. Este estudo estrutura-se por uma fundamentação teórica que conduz à sua concretização prática. Assim, pelo acesso aos conceitos de Necessidades Educativas Especiais, Escola, Família e Relação Escola-Família, procuramos abordá-los numa perspectiva Ecológica e Sistémica do Desenvolvimento Humano. Desta primeira parte, sobressai a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação e a participação e envolvimento dos pais na escola. A metodologia deste trabalho é de índole qualitativa visto que pretendemos compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Para a sua concretização prática, recorremos à entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Finalmente, podemos alegar como matriz para outras reflexões ou conclusões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, pois só assim pode formar os pais de modo a capacita-los para uma comunicação mais eficiente, para um envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável. | por |
| dc.identifier.citation | ALVES, Marta Susana Fernandes (2011) - Relação Escola – Família : percepções de algumas famílias de crianças com necessidades educativas especiais matriculadas no 1º ciclo do ensino básico. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 104 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1204 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
| dc.subject | Relação escola-família | por |
| dc.subject | Paradigma ecológico e sistémico | por |
| dc.title | Relação escola–família : percepções de algumas famílias de crianças com necessidades educativas especiais matriculadas no 1º ciclo do ensino básico | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 104 | por |
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
