Browsing by Author "Fernandes, Ana Margarida"
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- Desenvolvimento de uma coleção para a marca GuavaPublication . Chalabardo, Mariana Vidinha Fernandes; Fernandes, Ana MargaridaO Design de Calçado tem vindo a inovar em Portugal e a sua evolução tem sido exponencial. As marcas portuguesas de calçado têm investido sobre diferentes conceitos nesta área. Destaca-se a marca Guava como sendo uma marca que estuda as formas geométricas no Calçado e reflete esta evolução, tendo sempre em conta, a anatomia do pé para um bom conforto e qualidade do produto, sem esquecer o seu lado ecológico, inerente à marca. Tomando como premissa a questão, Como se desenvolve uma coleção para uma marca de Calçado existente em contexto real de trabalho? O método adaptado consiste numa metodologia mista obtida através de investigação/ação. Esta metodologia dinâmica funciona como um ciclo de planeamento, onde a ação remete para a comprovação de fatos através do desenvolvimento de uma coleção de Calçado, onde a análise e a reconceptualização do problema é implementado e avaliado através da marca Guava.
- Janeiro de Cima, FundãoPublication . Ferreira, Patrícia; Rolo, Margarida Filipa Gonçalves Araújo; Fernandes, Ana Margarida"Clutch" de madeira de faia com saco de transporte e uma pequena bolsa interior, ambas de linho estampado com pasta de alto relevo.
- Novos materiais e técnicas aplicadas ao bordado de Castelo Branco: uma aplicação prática no design têxtil e de vestuárioPublication . Fernandes, Ana Margarida; Gouveia, Isabel; Carvalho, CristinaO objectivo central desta investigação é o de promover a articulação entre o designer têxtil/moda e as bordadoras do Bordado de Castelo Branco. Centra-‐se no desenvolvimento de projectos conjuntos, partindo da gramática do bordado para produções inovadoras e criativas, na aplicação de novos suportes têxteis e novas tecnologias a partir da reciclagem da matéria-‐prima de seda, para aplicação no bordado de Castelo Branco. Para a recriação desta modernidade, pretende-‐se abordar quatro dimensões1: [1] De ordem material, permitindo ir ao encontro dos gostos e exigências de um público que, sente uma necessidade cada vez maior por produtos e matérias-‐ primas inovadoras, bem como novas bases assentes na biotecnologia; [2] De ordem cultural, pois permite recuperar a tradição e contribuir para a sua sobrevivência; [3] De ordem ecológica, porque faz sentir que estamos a estimular uma reaproximação entre a cultura e a natureza, bem como uma utilização criteriosa de determinados recursos; [4] De ordem económica, na medida em que o trabalho na área dos têxteis/moda é uma actividade que permite criar riqueza e contribuir para o bem-‐estar da sociedade.
- Raízes portuguesas no design têxtil/modaPublication . Fernandes, Ana MargaridaO principal objectivo deste artigo é o de documentar a importância das artes e técnicas tradicionais têxteis como motivo e fonte de inspiração para criadores e designers, que aí vão procurar as bases e as raízes para as suas criações. Trata-se de um desafio que consiste em "reinventar o passado", preservar a tradição, procurando nela as origens do design, e de desenvolver novos produtos têxteis e novas funcionalidades a partir de técnicas e saberes manuais capazes de incorporar a inovação em novos tecidos.
- O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativaPublication . Valério, Sara Catarina Pinto; Raposo, Daniel; Fernandes, Ana MargaridaO presente artigo expõe o trabalho de investigação em desenvolvimento e pretende demonstrar que o vestuário profissional em âmbito hospitalar pode ser promotor da identidade corporativa de uma instituição. A imagem de uma instituição nasce da perceção, por parte do público, de uma quantidade de elementos, refletindo os seus valores, a sua atividade e o seu profissionalismo. Essa identidade não aparece só nos cartazes, nos veículos, nos envelopes ou nos cartões-de-visita mas também, e cada vez mais frequente, no vestuário e acessórios que as pessoas vestem e exibem. Desta forma, o vestuário profissional (ou fardamento) representa um canal de difusão direto da imagem de uma instituição e pode desempenhar diversas funções ao serviço de uma estratégia. É importante que o vestuário profissional assuma igualmente características de conforto e estética ou ainda, qualquer outra necessidade que tenha como objetivo o vestuário comum para determinadas pessoas ou grupo de pessoas.
- O vestuário profissional enquanto elemento de identidade corporativa – um caso prático ao serviço do Centro Hospitalar da Cova da BeiraPublication . Valério, Sara Catarina Pinto; Fernandes, Ana Margarida; Raposo, DanielO presente artigo expõe o projeto de índole curricular em desenvolvimento e tem como finalidade demonstrar que o vestuário profissional (fardamento) representa um canal de difusão da imagem de uma instituição e pode ser promotor da sua identidade visual. Cada vez mais e nas diversificadas situações, o fardamento tem problemas que um designer de vestuário e têxtil pode solucionar. Conhecedores de algumas necessidades ao nível do fardamento, os responsáveis do Departamento de Comunicação e Marketing do Centro Hospitalar Cova da Beira (C.H.C.B.), comunicaram o seu interesse na possibilidade de reavaliação do caráter visual do vestuário profissional ao nível de front office, solicitando a apresentação de soluções práticas para a inexistência de vestuário profissional uniformizado. Desta forma, delineou-se como objetivo geral para o projeto, a Criação de uma proposta de fardamento e acessórios para os profissionais das unidades de atendimento (front office) do C.H.C.B. com base numa nova Identidade Visual Corporativa, garantindo o conforto no desempenho das várias atividades e funções. É certo que a imagem de uma instituição perante a perceção do público, nasce de uma quantidade de elementos que refletem os seus valores, a sua atividade e o seu profissionalismo. Hoje em dia, essa identidade não aparece só nos estacionários mas também, e cada vez mais frequente, no fardamento que os colaboradores vestem e exibem.