Browsing by Author "Gomez, Luiz Ribas"
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- Análise semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"Publication . Tarachucky, Laryssa; Sousa, Richard Perassi; Gomez, Luiz Ribas; Menegazzi, Douglas LuizUma marca de cidade é um instrumento que faz uso de elementos gráfico-expressivos para simbolizar situações vividas em determinado lugar ou então representar o estabelecimento de diretrizes adotadas para sua promoção e desenvolvimento. O presente artigo traz uma leitura semióca da marca “Floripa Inteligente” como representação gráfica de um projeto de city branding desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO/UFSC. Focase na apresentação da base teórica aplicada ao desenvolvimento da marca citada tendo em vista a comunicação de um pensamento e gestão de Florianópolis como smart city como eixo de construção de suas representações gráficas.
- A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa CatarinaPublication . Campos, Amanda Queiroz; Balem, Francieli; Gomez, Luiz RibasA constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca.
- Endobranding como resultado da gestão de pessoas e de designPublication . Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio Diaz; Silva Júnior, José Elias daEstudos sobre branding mostram que as marcas devem ser criadas de dentro para fora, isto é, do ambiente organizacional interno para o mercado. Da fundação da organização, criação de filosofia, valores, missão e visão ao alcance à expansão de mercados e consolidação da marca, seus colaboradores determinam a qualidade na oferta de produtos e serviços e a entrega ou não da chamada promessa da marca. Este argo objeva discur o termo endobranding (gestão interna de marcas), como resultante da interação entre as áreas de gestão de pessoas e gestão de design. A gestão de pessoas, por administrar o capital intelectual da empresa e corresponder ao canal de ligação entre organização e colaboradores. A gestão de design, por fomentar a cultura de projeto, inovação e lidar com fatores simbólicos, além de responder pelo valor percebido da marca, junto a todos os seus públicos de interesse. O estudo se uliza de pesquisa qualitava, bibliográfica e aplicada, dividida em três fases: na primeira, faz análises diacrônica e sincrônica sobre gestão de pessoas, gestão de design e branding. Na segunda fase, realiza revisão e críca literária para a definição conceitual destas áeras. Na terceira fase, exibe os resultados. Dentre estes, endobranding se apresenta como auxílio à reputação corporava, diminuindo a distância entre a verdadeira idendade da organização e como ele pode ser percebida por seus clientes. Além disto, também contribui para a compreensão do público interno como promotor da marca.
- Experiência : uma abordagem no contexto da gestão de designPublication . Alves, Clarissa Martins; Gomez, Luiz Ribas; Wagner, Adriano; Merino, Eugenio DiazO conceito de experiência vem sendo cada vez mais explorado no contexto do design. Neste trabalho, discute-se o conceito filosófico de experiência e como ele se manifesta no contexto do design. Busca-se também delinear a inserção do design para a experiência na área da gestão de design. Trata-se de um ensaio teórico oriundo de uma pesquisa básica e qualitativa de base bibliográfica. Como resultado, constata-se que a experiência é algo pessoal e subjetivo, entretanto, o design pode trabalhar em suas formas de expressão, no sentido de projetá-la na política de gestão estratégica de design em empresas e organizações.
- A experiência de marca da metodologia TXM associada ao visual merchandising : os pontos de venda da marca Farm Rio.Publication . Campos, Amanda Queiroz; Gomez, Luiz Ribas; Pilatti, GrasieleMetodologias organizam as etapas de um projeto a serem seguidas. Com base nisso, a metodologia TXM Branding visa contribuir com processos relacionados a pensar, experienciar e gerir marcas. No âmbito da experiência, este estudo quesona como as estratégias de visual merchandising podem acoplar-se de maneira que contribua com os ativos da marca em um ponto de venda a fim de gerar experiências sensoriais. Portanto, através de levantamento bibliográfico e estudo de caso, esperou-se apresentar essa recente metodologia de design como mais uma alternativa de controle projetual e também, aproximá-la da prática do visual merchandising. A fim de exemplificar o apelo sensorial de uma marca, foi escolhida a marca brasileira de vestuário feminino “Farm” que terá seus aspectos conceituais analisados nesse estudo.
- O fator DNA – ferramentas a favor da construção de marcas diferenciadasPublication . Gomez, Luiz Ribas; Stodieck, Walter FloresAs organizações estão se adaptando a um novo mercado, onde as pessoas têm um papel mais ativo na forma como devem agir no meio em que estão inseridas. De entre estas mudanças, o design surge como uma ferramenta de diferenciação entre seus concorrentes, tornando-se um dos itens de maior enfoque perante as empresas. Segundo Martins e Merino, o design transcende a criação de simples peças gráficas, pois contribui adicionando valores como uma imagem adequada, com responsabilidades perante a sociedade. Tais valores e outros conceitos, como a visão, missão e cultura da organização fazem parte da essência da sua marca, identificados por meio do seu “DNA”, que é construído, de acordo com Olhats et al., dentro de um processo cocriativo, envolvendo a empresa e seus stakeholders, compartilhando as experiências que ambos possuem a respeito da marca. O surgimento de metodologias para a construção de uma marca e seus valores vem fortalecer os estudos da área de branding, como em Govindarajan e Trimble, que defendem a construção do “DNA corporativo” como uma forma inovadora de aplicação de conceitos e valores que auxiliam a empresa a ter uma melhor compreensão do seu funcionamento e de todos os elementos que a cercam, para que possa se diferenciar das outras empresas. Neste contexto, surge o seguinte questionamento de pesquisa: é possível existir uma ferramenta física ou digital que apoie uma metodologia de gestão de marca apoiada no design? Para autores como Gobé, programas de identidade empresarial precisam ser visionários e integrados, refletindo o compromisso das empresas em compartilhar seus valores com os consumidores. Ainda para o autor, as identidades corporativas devem funcionar e se comunicar com maior afinco com as pessoas, considerando-se os valores gastos no desenvolvimento de um programa de identidade empresarial. Metodologias cocriativas como a do Brand DNA, de acordo com Cardoso, são vistas como elementos motivadores que oferecem uma experiência gratificante e marcante aos participantes do processo, reforçando a identificação entre os colaboradores e a marca da organização. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver, para a metodologia do Brand DNA Process, um conjunto de ferramentas (toolkit) que abarque toda a teoria científica e facilite sua aplicação. Dentre os conceitos a serem abordados, encontram-se os de Gestão do Design, Branding, DNA da Marca e Toolkits. Para o desenvolvimento e cumprimento dos objetivos, propõe-se como metodologia a base proposta por Gil (2002), que separa a classificação da pesquisa em dois grupos: quanto aos objetivos e quanto os procedimentos técnicos utilizados; iniciando-se como uma pesquisa exploratória visando maior profundidade no tema desenvolvido, definindo seus objetivos e, em seguida, partindo para uma pesquisa bibliográfica, adquirindo material e referências teóricas sobre o que está sendo feito atualmente dentro da área a ser explorada. Nortearão esta pesquisa artigos, teses e livros da área de gestão de design, branding e inovação.
- A influência do design na valorização de marcas: construção de posicionamentos de marcas com foco no públicoPublication . Lopes, Dayane Alves; Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio DiazAnualmente, empresas como a Interbrand anunciam um ranking das marcas mais valiosas. Nesta análise, a empresa leva em consideração factos como a capacidade de a marca influenciar e fidelizar o consumidor. Neste sendo percebe-se o design como um gerador de diferenciação e valor de marcas, por meio da gestão da idendade de marca com foco no consumidor. Neste contexto, notam-se mudanças no comportamento, tanto das empresas que passam a ver no design um meio de alavancar o potencial competitivo, como no consumidor que passa a interagir de modo diferente com as empresas e suas marcas, assim como na atuação do design. Assim, por meio de uma pesquisa exploratória com base em procedimentos bibliográficos, busca-se compreender como o papel do design evoluiu junto as mudanças na sociedade, a fim de proporcionar valor superior as empresas, por meio da identidade de suas marcas.
- A perspectiva de um negócio local sobre a gestão do design e do visual merchandising: análise do café FrançoisPublication . Pilatti, Grasiele; Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio DiazA Gestão do Design apresenta um pensamento criavo e possibilita soluções inovadoras para as mais variadas instâncias organizacionais. Dessa forma, busca-se demonstrar aos gestores e empresários os benecios de um plano de Gestão do Design eficaz e, neste caso, a sua relação com o ponto de venda. A concorrência mercadológica permite que o visual merchandising seja uma ferramenta de diferenciação e conquista do consumidor. Portanto, este argo busca identificar a relação existente entre a Gestão do Design e o Visual merchandising aplicado a um estudo de caso de uma boulangerie da cidade de Florianópolis – SC e qual o entendimento do proprietário sobre estes assuntos. Através de levantamento bibliográfico sobre os dois temas-chave, entrevista com o empresário e visitas ao local é descrita a pesquisa proposta. Por meio do comportamento da organização em estudo e, como objetivo secundário, será compreendida em que nível se encontra a preocupação com o ponto de venda enquanto ferramenta da Gestão do Design e contato direto com o consumidor e como as ações da marca se refletem neste espaço.
- Uma perspectiva naturalista do usuário de designPublication . Ceccato, Patrícia; Aquino, Daniela de; Sousa, Richard Perassi; Gomez, Luiz RibasEste estudo reúne uma série de informações sobre design centrado no usuário e naturalismo. Através da compilação e análise de dados bibliográficos, breves conhecimentos sobre cada tema foram relacionados com o intuito de apresentar uma perspectiva naturalista do usuário de produtos de design. O método de pesquisa utilizado foi a investigação bibliográfica, que abrange as áreas de design, design centrado no usuário e naturalismo filosófico. Exemplificando as relações entre essas áreas, alguns conhecimentos obtidos pela neurociência fornecem uma perspectiva naturalista do usuário de design, de modo a mostrar como fatores biológicos podem influenciar sua interação com objetos de design.
- A utilização dos métodos cocriativos para a criação de marcas territoriais : o caso de AlvitoPublication . Tarachucky, Laryssa; Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio DiazA cocriação tem sido vista como fator crítico de sucesso para a criação e posicionamento de marcas e uma variedade de benefícios são-lhe atribuídos. Este artigo concentra-se na apresentação das características da aplicação de métodos cocriativos na fase inicial dos processos de branding territorial da Vila Alvito, tendo o intuito de fornecer parâmetros para a aplicação destes métodos nas fases de trabalho de campo da gestão de marcas de territórios e ajudar na articulação mais precisa e realista de quais benefícios esperar de futuras aplicações destes métodos na construção destas. Trata-se de uma pesquisa descritiva fundamentada em abordagens emergentes sobre cocriação, branding, branding territorial e nos dados científicos e conceituais coletados a respeito do caso Alvito. Como resultado, é apresentado o processo de aplicação de métodos cocriativos para os processos de branding da Vila Alvito, além de um relato dos resultados obtidos para a identificação do DNA, construção e gestão de marca.