Browsing by Author "Monteiro, Ilda"
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- Art branding/art infusion: comunicação da imagem e identidade da marca "a obra do artista como imagem de marca"Publication . Monteiro, IldaEste trabalho de investigação é um estudo de revisão de literatura cujo tema integra o conceito da gestão de marcas na esfera artística de forma a identificar a imagem de marca, com importante contributo para o sucesso a nível global. O Branding, ou gestão de marcas, sendo um desafio estratégico e complexo, cada vez mais é utilizado pelas marcas como ferramenta, para atingir os objetivos, numa época em que a concorrência é evidente, cujo objetivo é produzir e preparar uma marca para conquistar os vários tipos de mercados. Teoricamente é abordada a questão do branding, com análise na repercussão, que as práticas estratégicas têm no sucesso e evolução das marcas. O objetivo deste trabalho, consiste na análise das questões relacionadas com o art branding/art infusion e os seus componentes associados em que a imagem da obra é a marca do artista, cujos fatores influenciam o consumidor de obras de arte. Mediante esta hipótese, torna-se fundamental, que os profissionais da área considerem haver uma relação entre a utilização da arte na comunicação publicitária e o poder de influência na perceção do público consumidor. Este processo, limita-se a convidar artistas já reconhecidos na comunidade para criar peças artísticas da marca, com destaque do objeto publicitário, considerando exclusividade, entre reconhecimento de nome, valor, branding e notoriedade.
- A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporâneaPublication . Monteiro, IldaEste trabalho de investigação remete para o tema da arte como suporte criativo, na área do design da moda contemporânea, cujo objetivo foi referenciar alguns acontecimentos da história da moda influenciados e inspirados pela arte, através de estudos realizados em que a arte reflete o momento, e o artista utiliza e constrói a sua própria história. A moda representa a atualidade e o retrato de várias culturas, enquanto a arte mostra a mensagem da moda através da descodificação do design e das cores de forma criativa e inovadora, gerando sentimentos e emoções no observador. Na era atual o consumidor valoriza produtos com valores exponencialmente estéticos, simbólicos e psicológicos que consequentemente propiciam o privilégio da experiência estética, considerando o estilista um criador reconhecido, com novas experiências e ideias que vão de encontro à satisfação do consumidor para o qual foram criadas.
- Arte e saúde mental : a criatividade artística como intervenção terapêuticaPublication . Monteiro, IldaTherapeutic workshops that use artistic activities allow expressiveness, valuing creativity and ex-pressive fantasy, whose foundation focuses on the concept of creation, strengthening self-esteem and the expression of subjectivities. They are places intended for people with mental health proble-ms, so that they can be inspired and expressed through art, obtaining a new way of existence, relationships and language, with the support and specialized guidance of specialists in the area.The therapeutic work with artistic expressions favors the emotional, biopsychosocial recovery and social integration of these people, through the creative experience, preventing them from serving as a factor of social discrimination. In this sense, it appears that with this experience, the subjects develop their defenses, whether in the emotional or relational field, create life expectations and new skills, and from there achieve a mental ba-lance, as a personal fulfillment whether in the artistic sphere or in other areas. , as it is difficult to achieve “artist status”. This literature review study has as its main objective the inclusion of art in mental health and consequent improvement through artistic practice with the integration of art therapy, drawing as a therapeutic, creative and psychomotor form, art without prejudice inserted in a place to create “O MANICÓMIO”, the creation of an out-of-doors consultation in a public space at the “MAAT” providing the pa-tient with a direct encounter with art, taking into account the analysis of the pathology associated with the creativity and genius of some artists. As an integral part of this development process, an approach was highlighted regarding therapeutic evolutions through art in terms of mental health in order to stop the growing increase of these pathologies.KEYWORDSArt, mind, therapeutic intervention, creativity.
- Body art: performance e a simbologia do corpo como forma de expressão artísticaPublication . Monteiro, IldaEste trabalho de investigação remete para um estudo de revisão de literatura, considerando a Body art na Perfomance descrita como uma simbologia do corpo, onde o artista é a ex-pressão artística, e ao mesmo tempo objeto da obra que ele próprio representa. O fenómeno emergente da perfomance, como expressão artística surgiu a partir de um conjunto de ações individuais e coletivas, em que a simbologia e a expressividade do corpo se consubstanciam numa forma de arte, através das quais ocupam uma estrutura simbólica e uma função ao serviço do poder artístico. O corpo é considerado um interlocutor simbólico de relevância e destaque nas representações culturais e artísticas, cujo protagonismo incide em várias expressividades artísticas a nível contemporâneo, desde os primórdios da ritualidade mais ancestral. A performance afirma-se enquanto prática artística no confronto com as artes cénicas, as artes plásticas em geral, cujo ímpeto experimental se acentua a partir do modernismo e das vanguardas históricas. Notavelmente, quando falamos em arte da performance, happening ou live art, relacionamos o ritual a estes procedimentos artísticos, pois, como vimos, são “rituais estéticos”, tendo consciência de que, evidentemente, não estamos a falar de um ritual propriamente dito de varias experiências pessoais, mas sim de um valor artístico
- Restauro e conservação de obras de arte: implementação de soluções técnicas para a salvaguarda do património culturalPublication . Monteiro, IldaEste trabalho tem como objetivo o estudo na área da conservação e restauro de obras de arte, cujos fatores descritos ao longo do trabalho estão associados à degradação e à deterioração que podem ser provocados por causas físicas e ambientais. O objetivo principal do conservador funciona como modelo de avaliação na assistência a espaços museológicos e galerias com a implementação de soluções técnicas viáveis para a sua conservação e salvaguarda do património. O restaurador exerce a sua atividade profissional com especialização na área do restauro de obras de arte, desde a pintura, arte sacra, frescos, em múltiplos espaços museológicos, locais de culto quer públicos ou privados, para além de outros espaços potenciadores de arte. Contudo estes profissionais devem estar em permanente atualização face a novos métodos e técnicas, novos materiais, com recursos inovadores, assim como a existência de uma interdisciplinaridade e capacidade de trabalho especializado e organizado em grupo pelos responsáveis conservadores. Este processo resulta da segurança e preservação das coleções com determinadas condições ambientais, requisi ção de peritos e meios técnicos de avaliação.