Browsing by Author "Pacheco, Diogo"
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- Desenvolvimento de um Fantasy Sport Game como caso de estudo para aplicação de conceitos de desenvolvimento de softwarePublication . Metrôlho, J.C.M.M; Ribeiro, Fernando Reinaldo; Marçal, Diogo; Rei, Daniela; Pacheco, Diogo; Lopes, José; Rocha, Álvaro; Peñalvo, Francisco; Gonçalves, Ramiro; Holgado, Alicia; Moreira, FernandoOs Fantasy Sport Games (FSG) são aplicações de sucesso entre os adeptos das mais variadas modalidades desportivas, não só devido à maior interação dos adeptos com o desporto que acompanham, mas também devido à variabilidade de plataformas que apresentam. Este tipo de aplicações oferece aos seus utilizadores oportunidade de formarem equipas fantasia constituídas por atletas reais que geram pontos para essa equipa com base na sua prestação real. Este artigo descreve o processo de desenvolvimento do Fantasy Sport League (FSL) que é um FSG desenvolvido em ambiente académico que utiliza mecanismos de web scraping para obter os dados reais necessários ao seu funcionamento. Esta abordagem assentou numa colaboração academia-empresa para possibilitar aos alunos empregar conceitos e práticas de desenvolvimento de software desde a conceção até ao teste de produto construído. Este processo contribuiu para a formação dos estudantes e resultou numa aplicação web backoffice e numa aplicação mobile desenvolvidas em OutSystems. Esta aplicação tem como modalidade alvo o futebol, mais especificamente da primeira liga portuguesa, permitindo aos seus utilizadores escolher atletas, gerir ligas entre várias outras funcionalidades. Descrevem-se as pessoas, o processo, o projeto e o produto resultante desta abordagem. Apresentam-se também os resultados de testes de aceitação realizados junto de potenciais utilizadores do FSL, para a aferir o seu grau de satisfação face à aplicação.
- Preparing students for the software industry new demandsPublication . Metrôlho, J.C.M.M.; Ribeiro, Fernando Reinaldo; Batista, Rodrigo; Graça, Paula; Pacheco, DiogoA solid preparation in terms of soft skills and state- of-the-art technical skills in Software Engineering (SE) is a goal for the academy. It also contributes to reducing the gap between Software Engineering education and the software industry's new demands. Generally, in computer science or computer engineering courses, there are separate subjects to teach requirements engineering, analysis, design, coding, or validation. However, integrating all these subjects usually requires experience in developing a complete project. This article describes aspects of an active and collaborative learning approach involving academia and industry actors. The approach presented in this article involved staff from a software company in collaboration with staff from an academic institution. It resulted in a student being involved in an entire software development project. The student was involved in an agile team of faculty and Information Technology (IT) professionals. The Scrum agile framework was followed, and the product was developed using a Low-code development platform. This article presents the approach, details of the project design and implementation, results achieved, lessons learned, and guidelines for the future. The results show that this agile, full-stack approach allows students to develop cutting- edge technical and non-technical skills.
- Recycle made easy: a prototype to support recycling activitiesPublication . Barata, João; Mesquita, Duarte; Metrôlho, J.C.M.M.; Ribeiro, Fernando Reinaldo; Ioliva, Carlos; Pacheco, DiogoAs preocupações ambientais fazem parte da agenda de prioridades das sociedades modernas. São vários os fóruns e linhas de atuação incentivadas para evitar efeitos de degradação do equilíbrio ambiental global. São exemplos disso as políticas de diminuição de libertação de gases para a atmosfera, diminuição da utilização de materiais plásticos, diminuição da pegada ecológica, ou diminuir a libertação de resíduos nos oceanos, entre outras. Uma das ações que o cidadão pode realizar no seu dia-a-dia para contribuir ativamente para esta problemática é contribuindo para a reciclagem dos seus resíduos domésticos. No entanto, para massificar este útil contributo de cada um ainda há muito a ser feito e um dos principais aspetos é a execução de forma frequente e correta da entrega dos resíduos nos pontos de recolha que existem nas cidades. Neste artigo é descrito o desenvolvimento de uma plataforma informática que, entre outras funcionalidades, permite identificar o tipo de objeto a reciclar e indicar em que locais pode ser depositado. O objetivo é contribuir para o incentivo às boas práticas de reciclagem e simultaneamente incentivar e sensibilizar os cidadãos a uma cada vez mais útil prática de cidadania saudável. Apresentam-se no artigo os requisitos, a arquitetura e também os resultados conseguidos com o protótipo desenvolvido.
