ESGIN - Escola Superior de Gestão
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESGIN - Escola Superior de Gestão by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 279
Results Per Page
Sort Options
- A estação romana da Fonte da Bica (Mata)Publication . Batista, JoaquimEstudo de alguns materiais romanos da “villae” romana da Fonte da Bica
- Subsídios para a Carta Arqueológica do concelho de Penamacor até ao domínio romanoPublication . Batista, JoaquimBreve apanhado de arqueositíos pré e proto-históricos identificados no Concelho de Penamacor
- Subsídios para o estudo do megalitismo da Beira Baixa : a anta da UrgueiraPublication . Batista, JoaquimO autor expõe o momento actual da investigação do megalitismo na Beira Baixa, apresentando um breve historial sobre a mesma, apontando as principais deficiências existentes. Revela o número de dólmens existentes nesta província e qual a sua localização por concelhos. No respeitante ao monumento da Urgueira, disserta sobre a sua descoberta, escavação e espólio exumado. Dos materiais existentes contam-se três machados de pedra polida e quatro fragmentos de vasos, um dos quais quase completo. Das conclusões há a ressaltar o facto de estarmos perante uma escavação exemplar para os inícios do século XX, da autoria de Tavares Proença. Os materiais poderão ser datáveis dos inícios do IV milénio a.C., com todas as reservas possíveis, dado não haver elementos para se obter uma datação absoluta ou relativa.
- Os produtos de gestão do risco financeiro no financiamento empresarial: as práticas financeiras das empresas da Beira InteriorPublication . Pinto, António Mendes; Santos, Arlindo F.O presente trabalho tem como objectivo fazer um levantamento sobre as práticas seguidas pelas empresas da Beira Interior no financiamento da sua actividade, no que respeita em especial à cobertura dos inerentes riscos financeiros. Inicia-se com a apresentação dos principais produtos de inovação financeira ligados à cobertura deste tipo de riscos, sua tipificação e transacção, e conclui com a apresentação dos resultados do inquérito efectuado junto das empresas da região, com o objectivo de aferir o nível de conhecimentos nesta matéria e de sensibilização dos agentes económicos locais para a utilização de instrumentos de cobertura dos riscos financeiros.
- Características e motivações dos empresários : o caso dos fundadores de pequenos negócios na cidade da GuardaPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empresários. Esta investigação foi baseada num questionário administrado por entrevista presencial a 83 fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda (Portugal). Após verificação, foram seleccionados 80 questionários para análise dos resultados. Na primeira parte foi feita uma análise descritiva das características das empresas e do negócio. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise das características pessoais, actividade profissional e das motivações do fundador para iniciar o seu negócio (análise factorial), sendo identificados cinco factores motivacionais. Na terceira parte, foram determinadas as diferenças entre os fundadores de Pequenas-Empresas Comerciais (PECs) e os fundadores de Micro-Empresas Comerciais (MECs), relativamente às características pessoais, actividade profissional e dos factores motivacionais (análise da variância dos factores motivacionais). Os resultados obtidos permitiram concluir que existem algumas diferenças nas características pessoais e actividade profissional dos fundadores. Os fundadores de PECs dão maior importância ao Factor 1 - Necessidade de Realização.
- A gestão de informação num organismo autárquico: o caso da Câmara Municipal de BelmontePublication . Gaiola, AntónioNuma época em que, cada vez mais, as tecnologias de Informação invadem a nossa vida quotidiana, onde as empresas competem ferozmente pelos seus mercados, estas já compreenderam que a importância estratégica do recurso Informação impõe uma nova atitude por parte da gestão; neste sentido, a Administração Pública, e em particular, as autarquias locais, devem acompanhar as empresas nesse esforço de gestão. A realização deste estudo de caso, que pretende verificar como é gerida a informação na Câmara Municipal de Belmonte, proporcionará, em última instancia, uma nova atitude em relação à informação: os seus responsáveis, no reconhecimento da sua importância estratégica; aos seus “clientes” (os munícipes), no modo de relacionamento com a autarquia; assim, a tarefa que nos propusemos realizar ao longo deste trabalho, consistiu na avaliação das necessidades e identificação dos fluxos de informação que se estabelecem na autarquia. Para este efeito, previamente houve que desenvolver o suporte metodológico que permitisse a sua realização, tendo-se recorrido a um modelo de análise baseado no Business Systems Planning (BSP) da IBM, em função das entidades/recursos necessários ao desenvolvimento da missão da autarquia. Por outro lado, para além de reflectirmos sobre a problemática dos sistemas de informação e da gestão da informação na gestão das organizações, situámos os municípios no contexto da sua evolução histórica e das suas atribuições, caracterizando o concelho de Belmonte, em particular, na sua envolvente interna e externa. Assim, para além da inventariação dos recursos de informação, identificámos alguns modelos de sistemas de informação municipais, em nosso entender, adequados ás necessidades de informação da autarquia, em função da informação recolhida durante o “trabalho de campo”. Finalmente, foram formuladas algumas propostas de acção no sentido da implementação destes sistemas e foram apontadas algumas pistas para investigações futuras neste âmbito.
- Carta arqueológica da freguesia de Idanha-a-VelhaPublication . Batista, JoaquimInventário dos bens arqueológicos e históricos da freguesia de Idanha-a-Velha, assinalando-os em Cartas Geográficas recomendadas, fazendo uma breve descrição dos mesmos e divulgando a extensa bibliografia que existe sobre esta aldeia histórica.
- Benchmarking : a arte de copiarPublication . Madeira, PauloO benchmarking é mais do que roubar ideias. Só funciona se se perceber o que o que está a copiar. Em termos práticos quando uma organização pretende adoptar um novo método de contabilidade de gestão, segue uma das três seguintes vias: a) recorre a consultores externos; b) utiliza recursos internos; ou c) recorre a técnicas de benchmarking.
- Características e motivações dos empresários : o caso dos fundadores de pequenos negócios na cidade da GuardaPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste trabalho de investigação, é produzir um conjunto de informações base, com a finalidade de determinar as características e motivações dos fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda. Visando alcançar o objectivo geral acima referido, procedeu-se à sistematização dos objectivos da seguinte forma: 1º - Apresentação da amostra de empresas que fazem parte desta investigação e análise de alguns elementos relativos ao sector do pequeno negócio comercial da cidade da Guarda. 2º - Produzir um conjunto de informações acerca de quem são e determinar as principais motivações dos empresários da cidade da Guarda, permitindo conhecer quais as razões mais importantes, que levam estas pessoas a iniciarem o seu próprio negócio (análise factorial). 3º - Comparar as características pessoais, experiência profissional e motivações destes empresários de acordo com a dimensão da empresa (análise da variância).
- A fiscalidade e a cidadaniaPublication . Madeira, PauloA fiscalidade enquanto complexo de impostos, bem como o conjunto de leis e documentos administrativos, assumiu sempre um papel crescente na formação das nações. Deste a “invenção” do direito romano até à democracia fiscal, o imposto assumiu-se como um fenómeno multidimensional, onde para além do papel de recolha de receitas públicas, a componente social e humana assumem um papel de relevo. Numa sociedade cada vez mais individualista e egoísta, são os conceitos de solidariedade e responsabilidade de cidadania, enquanto dever cívico do cidadão, que se assumem como valores morais que sustentam uma sociedade democrática, onde o acto de pagar impostos, não é mais do que uma partilha, uma contribuição para o bem estar social, de uma sociedade moderna na transição para o terceiro milénio. Só a ética poderá sustentar um desenvolvimento sustentado da sociedade.