ESGIN - Escola Superior de Gestão
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- Acerca de uma inscrição do antigo convento de Santo António dos Capuchos (Castelo Branco)Publication . Batista, JoaquimEstudo de uma epígrafe do século XVIII, existente no antigo Convento de S. António dos Capuchos em Castelo Branco.
- A adoção do Teletrabalho na Administração Pública : análise das experiências e perspetivas dos trabalhadoresPublication . Franco, Hugo Miguel Pires; Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque Santos; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasNum ambiente cada vez mais adverso em termos competitivos, torna-se relevante para as empresas e instituições apostarem em metodologias de trabalho que lhes permitam a obtenção de índices de produtividade acima das expetativas delineadas pela gestão. Os últimos anos foram impactantes caracterizando-se por novas realidades pautadas pela perda de liberdade e maior isolamento social. As pessoas foram forçadas a uma nova forma de estar e assistiu-se a uma organização e implementação do Teletrabalho em todas as áreas de atividade social e económica. A Administração Pública não foi exceção e procurou adaptar-se à realidade existente enfrentando um conjunto de desafios que surgiram com uma rapidez extrema. Pretende-se com este estudo através do objetivo geral, analisar as experiências e perspetivas dos trabalhadores da Administração Pública na adoção do Teletrabalho. Assim, este estudo tem como objetivos específicos, identificar qual a perceção dos trabalhadores da Administração Pública sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional no contexto do Teletrabalho. Como é que as diferenças demográficas sexo e idade influenciam a perceção dos trabalhadores da Administração Pública e quais os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores da Administração Pública ao adotar o Teletrabalho. E por fim, saber qual a perceção dos trabalhadores em relação à aplicabilidade do Teletrabalho na Administração Pública. Utilizou-se uma metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário de forma online a organismos da Administração Pública, onde se obteve uma amostra de 311 inquiridos em que todas as respostas foram consideradas válidas. Os resultados permitem concluir que, de uma forma geral, os trabalhadores inquiridos encontraram-se motivados e aceitaram esta modalidade como práticas de trabalho na Administração Pública, mas sobressai a importância de haver condições de trabalho para a execução das tarefas, nomeadamente questões de ergonomia, equipamentos informáticos bem como o pagamento de despesas tais como, eletricidade e internet. O estudo salienta que, os trabalhadores da Administração Pública revelam um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional na adoção do Teletrabalho realçando uma maior qualidade de vida e satisfação pessoal e profissional. De realçar ainda que, as organizações em nada motivaram os seus funcionários para a realização das tarefas em regime de Teletrabalho. O estudo refere ainda, que para que esta modalidade funcione em pleno, deverá haver uma comunicação sólida entre chefias e funcionários e um conhecimento aprofundado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta investigação promove o regime de Teletrabalho como forma e meio de aplicação desta modalidade na Administração Pública.
- A adoção e implementação das aplicações de social media : as grandes empresas portuguesasPublication . Guerra, Nuno José Martins; Silvério, Marta da Conceição Cruz; Quaresma, Rui Filipe CerqueiraA presente tese visa a caracterização da situação atual de adoção e implementação do social media no seio das grandes empresas em Portugal. A expressão social media representa um conjunto de meios e ferramentas online e/ou mobile, que permitem a partilha e discussão de informação entre pessoas. A metodologia de investigação adotada seguiu uma metodologia empírica, transversal por via de sondagem. O estudo empírico baseia-se numa amostra de 138 grandes empresas portuguesas distribuídas por 27 setores de atividade. A recolha dos dados primários foi efetuada através de um questionário de tipo estruturado disponibilizado pela via online. A análise de dados foi efetuada com base nas técnicas estatísticas de tipo não paramétrico, designadamente o Qui-Quadrado (análise bivariada) e o Modelo de Regressão Logit (análise mutlivariada). Foram formulados 4 testes de hipóteses para verificar a associação entre a variável dependente referente à adoção do social media e as variáveis independentes: setor de atividade da empresa, operação em mercados internacionais, idade dos consumidores e tipo de canal utilizado. Das 138 empresas inquiridas, 59,5% confirmaram terem tomado a decisão de adotar plataformas/aplicações do social media na sua estratégia de comunicação. A análise da adoção e implementação incidiu sobre 8 plataformas/aplicações do social media. Dos resultados apresentados, verificou-se que o Facebook, o Youtube e o Twitter são as plataformas/aplicações a que as empresas da amostra mais recorrem para o exercício da sua atividade. As principais vantagens referidas pelos gestores para justificar a adoção do social media foram a sua utilidade para apresentarem os novos produtos e serviços da empresa e o facto de ajudar a aumentar a notoriedade da marca. Entre as principais desvantagens apontaram-se as dificuldades de avaliação da sua eficácia, bem como a possibilidade de surgirem comentários negativos acerca da empresa.
- Algumas notas sobre a tutela do utente de serviços públicos essenciaisPublication . Falcão, DavidNo presente estudo dedicamo-nos a uma análise da Lei dos Serviços Públicos Essenciais – Lei n.º 23/96, de 26 de julho - atribuindo um especial enfoque aos mecanismos de tutela do utente de tais serviços. Se é certo que, por um lado, não tem sido doutrinariamente pacífica a qualificação dos contratos de prestação de serviços públicos essenciais enquanto negócios jurídicos de Direito Público ou Privado, por outro, e consequentemente, também não é isenta de discussão a questão sobre onde interpor ação judicial emergente de litígios que oponham o prestador e o utente. Tentaremos, portanto, dar uma resposta a tal questão. Feita uma análise generalista dos referidos mecanismos de tutela do utente centramo-nos, em particular, nas questões relativas à suspensão do serviço por falta de pagamento, estabelecendo um paralelo entre os regimes da Lei dos Serviços Públicos Essenciais e da Lei das Comunicações Eletrónicas. Por fim, abordaremos a questão dos prazos de prescrição e caducidade relativos ao direito ao recebimento do preço do serviço prestado. Neste ponto, em concreto, procuraremos dar uma resposta adequada relativa a que prazo de prescrição recorrer sempre que o serviço seja prestado por uma autarquia local (8 anos ou 6 meses).
- Algumas notas sobre os contratos de adesão a cláusulas contratuais gerais : o período de fidelizaçãoPublication . Falcão, DavidComo desvio ao princípio da autonomia privada, fruto das vicissitudes da contratação em massa, podemos identificar um modelo formativo de contratos de consumo que se afasta do tradicional e que, por sua vez, se traduz na adesão a cláusulas pré-elaboradas que contemplam de forma genérica e massificada os interesses económicos do proponente e, cujo conteúdo, é, por este, determinado unilateralmente, não assistindo ao potencial aderente a possibilidade de negociação, limitando-se a aceitá-las ou rejeitá-las. Desta forma, com o intuito de prevenir abusos resultantes de contratos pré-elaborados, nomeadamente dos quais constem cláusulas de fidelização, e de promover a igualdade material dos contraentes, estabelece-se, por um lado, a obrigação de redação clara e precisa, em caracteres facilmente legíveis das cláusulas contratuais gerais e, por outro, a proibição de inclusão de tais cláusulas em contratos singulares que originem significativo desequilíbrio em detrimento do consumidor. A sua utilização rege-se pelo DL 446/85 de 25 de outubro que estabelece regras relativas à inclusão em contratos singulares, à interpretação e integração e à fiscalização do seu conteúdo, e que analisaremos no presente artigo.
- Análise da agenda do trabalho digno e alterações ao código do trabalho relativamente à valorização dos jovens no mercado de trabalhoPublication . Minhoto, Catarina GameiraCom a Agenda do Trabalho Digno apresentada pelo Governo em 2022 e a Proposta de Lei n.º 15/XV, procurou-se fazer um enquadramento das medidas propostas para valorizar o Trabalho Jovem. Assim, teve-se em conta o preconizado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pelos Estados-Membros das Nações Unidas em 2015 e na qual se destaca o Trabalho Digno e o Crescimento Económico (8º ODS) e procurou-se avaliar quais as efetivas medidas preconizadas pelo Governo Português no que diz respeito concretamente ao Trabalho Jovem considerando o preconizado na Agenda do Trabalho Digno e respetiva Proposta de Lei. É assim feito um enquadramento do 8º objetivo preconizado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável onde são também concretizadas as respostas para alcançar tal objetivo e, posteriormente, são elencadas as medidas apresentadas na Proposta de Lei n.º 15/XV, quanto ao Trabalho Jovem. No presente estudo pretende-se efetuar uma abordagem e comentário à atual Lei n.º 13/2023, de 03 de Abril, que veio alterar a Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro que aprovou o atual Código do Trabalho, no tocante às normas que tratam do Trabalho Jovem, assim sendo dada à atualidade e o curto espaço de tempo ocorrido entre a presente análise e a entrada em vigor à referida alteração à Lei Laboral, não existe ainda doutrina ou jurisprudência que se tenham debruçado na análise da temática abordada no presente estudo. O mesmo termina com as devidas conclusões no sentido de vir reafirmar que a Proposta de Lei n.º 15/XV e as atuais alterações introduzidas pela Lei n.º 13/2023, concretamente quanto ao Trabalho Jovem, nas medidas apresentadas, estas ficam muito aquém do expetável para promover o emprego jovem em Portugal e simultaneamente manter os próprios jovens no nosso País.
- Análise da lucratividade dos clientesPublication . Madeira, PauloUm bom sistema de Análise da lucratividade de Clientes pode ajudar a melhorar a rendibilidade global do negócio, selecionando os clientes de qualidade, e a indicar o principal caminho a segui rpara atingir uma maior lucartividade, indicando o impacto financeiro actual e potencial dos movimentos estratégicos dos clientes.
- Análise da oferta formativa do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e sua vinculação com o mercado de trabalhoPublication . Castro, Joselia Silva; Guerra, Nuno José Martins; Sebastião, João Renato Caramona BeloA presente dissertação tem como objetivo geral investigar a oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada de 13 Unidades Vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, que se encontram localizadas em 11 municípios do Estado do Maranhão - Brasil, no sentido de analisar a oferta formativa em relação ao atendimento das necessidades dos estudantes e das demandas do mercado de trabalho local. A parte inicial desta pesquisa apresenta abordagens sucintas sobre as temáticas exploradas na dissertação, os objetivos que impulsionaram a investigação, a problemática, o enquadramento teórico e a metodologia de investigação. O enquadramento teórico, por sua vez, contempla estudo bibliográfico, documental e de dados já pesquisados sobre a evolução histórica da Educação Profissional no Brasil e no Estado do Maranhão, estabelecendo relação entre trabalho e Educação Profissional. A metodologia de investigação contemplou os estudos exploratório e empírico. Na fase exploratória, foram realizados leituras e estudos bibliográficos para coleta de informações secundárias relacionadas à problemática que motivou esta pesquisa. Esse percurso metodológico favoreceu os primeiros contatos com dados históricos, estatísticos, conceitos, ideias e reflexões sobre o objeto desta pesquisa. Na fase empírica, adotou-se o processo de amostragem não-probabilística por conveniência, considerando que a amostra selecionada para a investigação correspondeu ao número de estudantes egressos do ano de 2018 e de estudantes matriculados no ano de 2019, que pertenciam as 13 Unidades Vocacionais do IEMA em funcionamento nos referidos anos. Para atingir os objetivos desta investigação, enviou-se questionários para 4.111 estudantes matriculados no ano de 2019 e obteve-se 2.822 respostas válidas, correspondentes a 68,7% da amostra inicial. Para coleta dos dados dos egressos de 2018, foram enviados questionários para 2.570 estudantes, e obteve-se 822 respostas, equivalentes a 32% da amostra inicial. A partir da análise e exploração desses dados, chegou-se aos resultados de que os estudantes tanto matriculados quanto egressos dos Cursos das Unidades Vocacionais do IEMA opinaram positivamente sobre os itens avaliação, satisfação, possibilidade de geração de emprego e renda, bem como vinculação entre curso e mercado de trabalho. Com esses dados foi possível concluir que a oferta formativa do IEMA Vocacional está alinhada às expectativas, anseios dos estudantes e ao mercado de trabalho.
- Análise do processo de decisão de compra do consumidor de vinho : a avaliação de factores no contexto português.Publication . Guerra, Nuno José MartinsA presente dissertação aborda o processo de selecção de vinho que poderá considerar-se altamente complexa e envolver vários atributos do produto durante a sua compra. Focaliza-se nos quatro atributos de vinho considerados mais importantes para o consumidor português, e situa o processo de decisão em contextos de compra possíveis. Numa primeira fase, utilizou-se a técnica de análise de dados baseada na estatística descritiva. Numa segunda fase, e obviando respostas mais específicas, utilizou-se o modelo de Análise de Regressão Logit. Pretende ser um contributo para melhorar a compreensão da selecção de vinho feita pelo consumidor. Deste modo, os produtores, adegas e outros agentes poderão ter um melhor ponto de partida para decidir as estratégias de preços, embalagem, distribuição e publicidade.
- Análise estática da estrutura regional : a região centro de Portugal perante o desafio da inovaçãoPublication . Ramos, George; Sebastião, JoãoO artigo pretende analisar a estrutura económica sectorial da região centro de Portugal(NUT II), recorrendo à avaliação em função dos indicadores de análise regional mais relevantes. Para este efeito, apresenta-se primeiro a matriz de informações, em termos de emprego e do número de empresas situadas na região Centro e para cada uma das subregiõs (NUT III) desta região. Posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração/dispersão espacial das duas variáveis tomadas em consideração para o estudo. Finalmente, tenta-se analisar a estrutura produtiva de cada subregião pelo grau de especialização das economias regionais de forma a retirar ilações de carácter qualitativo. A par com informações quantitativas recolhidas, abordar-se-á a formatação de especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região objectivando esclarecimento sobre a coerência dessa mesma dotação.